Chegou o dia do reencontro com a casa que viu Fábio Vieira crescer crescer

6 meses atrás 71

Foram 14 épocas ligado ao emblema da Invicta. Uma relação mais duradoura do que muitas relações do nosso quotidiano. Fábio Vieira cresceu no e com o FC Porto. 

Entrou pela porta da Constituição com apenas oito anos. Brincalhão, como antigos companheiros retrataram em conversas anteriores com o zerozero, mas sempre «com grande moral dentro de campo.» Na altura, era «o craque do FC Porto, o capitão». 

76Jogos
10Golos Marcados
56Vitórias
9Empates
11Derrotas

10 de junho de 2020. Um dos almejados sonhos acabou concretizado. A estreia com a camisola da equipa principal azul e branca em pleno Estádio do Dragão. A 18 minutos do final do duelo diante do Marítimo, o médio tornou-se um dos 17 jovens lançados por Sérgio Conceição na equipa A. 

Desse dia em diante, foram 76 jogos e dez golos até ao adeus da cidade invicta. Despediu-se com uma assistência frente ao Estoril Praia em 2022, num ambiente de festa dado o título de campeão nacional ter sido alcançado pelo FC Porto na semana anterior, no Estádio da Luz.

Saiu do Dragão como campeão. «Sempre fui feliz no FC Porto, mas esta oportunidade é importante», referiu, antes de rumar a Inglaterra, e lá seguiu para vestir o vermelho do Arsenal. Perto de dois anos depois, regressa como um dos meninos bonitos de Mikel Arteta.

Já esteve por Portugal antes, para enfrentar o Sporting na última edição da Liga Europa, há pouco menos de um ano - e assistiu para o primeiro golo do encontro, marcado por William Saliba.

Mikel Arteta não escondeu, em conferência de imprensa, que o adora «absolutamente». As lesões impediram que ganhasse mais minutos pelos gunners e o próprio técnico mencionou o caso. 

O regresso ao Estádio do Dragão esteve mesmo em causa. Fábio Vieira não joga desde novembro do ano passado, após uma operação à virilha, uma lesão sofrida antes do duelo com o RC Lens, na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Agora, a história já é outra. «Está muito perto, tem treinado há alguns dias com a equipa. Está muito perto. Evoluiu, provavelmente, mais rápido do que esperávamos e está num bom momento», disse o treinador, antes do jogo frente ao Burnley e, esta terça-feira, as imagens do treino surgiram.

De sorriso rasgado, abraçado aos companheiros, Fábio Vieira demonstra felicidade ao regressar e logo numa casa onde foi tão feliz. A casa onde cresceu e se mostrou ao mundo. O retorno do menino à Invicta está muito próximo e pode ser já esta quarta-feira.

Ler artigo completo