China proíbe o uso de processadores Intel e AMD em computadores do governo

5 meses atrás 66

A China estabeleceu novas regras de modo a limitar e eliminar de forma gradual os processadores norte-americanos da Intel e da AMD dos computadores do governo, de acordo com o jornal Financial Times (FT).

O ministério da Indústria da China emitiu no final de dezembro um comunicado com três listas separadas de processadores (CPU), sistemas operativos e sistemas de bases de dados, todos de origem chinesa, que podem ser usados nos sistemas governamentais, de acordo com a agência de notícia Reuters.

O FT refere ainda que o próximo passo será excluir o sistema operativo Windows pertencente à Microsoft, e substitui-lo exclusivamente por sistemas e aplicações desenvolvidos na China, considerados pelo governo como “seguros e fiáveis”.

Os norte americanos têm como objetivo aumentar a produção doméstica de semicondutores e reduzir a dependência da China e de Taiwan com a lei “CHIPS and Science Act” de 2022, aprovada pelo governo liderado por Joe Biden. Esta lei tem o objetivo de fortalecer a indústria dos semicondutores dos Estados Unidos e inclui ainda uma ajuda financeira para a produção doméstica, como subsídios para a produção de chips avançados.

Ler artigo completo