China vê produção industrial subir 6,6%

5 meses atrás 45

Em termos de lucros, até outubro, as empresas industriais tiveram uma quebra de 7,8%, face ao período homólogo, dizem os dados do instituto de estatística da China.

A produção industrial da China subiu 6,6%, em novembro, quando comparado com o período homólogo, de acordo com os dados do instituto nacional de estatística chinês, um crescimento de dois pontos percentuais (p.p.) face ao mês passado.

Até novembro o sector das empresas industriais apresentou um crescimento de 4,3% na sua produção face ao período homólogo.

Em termos de lucros, até outubro, as empresas industriais tiveram uma quebra de 7,8%, face ao período homólogo, dizem os dados do instituto de estatística da China.

Em novembro o índice de Gestores de Compras da Indústria transformadora ficou em 49,4 por cento e o Índice de Expectativas de Produção e Operação atingiu os 55,8 por cento.

Por sectores o da mineração teve um crescimento de 3,9%, o do sector da produção subiu 6,7%, e o mercado da eletricidade, energia termal, gás e água teve um incremento de 9,9%, em novembro, face ao ano anterior.

O fabrico de equipamentos cresceu 9,8%, em novembro, mais 3,6 p.p. face ao mês anterior. O sector da produção tecnológica subiu 6,2%, mais 4,4 p.p. face ao mês anterior.

As empresas detidas pelo Estado registaram um crescimento de 7,3%, enquanto que as empresa detidas por investidores estrangeiros ou de Hong Kong, Macau e Taiwan obtiveram uma subida de 4,4%, em novembro.

Já as empresas privadas tiveram um aumento da sua produção industrial de 5,2%.

Por produtos verificou-se uma subida de 44,5% nas células solares, um crescimento de 33,3% nos serviços robóticos, e um incremento de 27,9% nos circuitos integrados, em novembro, face ao período homólogo.

Ler artigo completo