Chuva, granizo, trovoada e algum calor. Eis o tempo para o fim de semana

3 meses atrás 60

Até pelo menos dia 10 de junho, Portugal continental será influenciado por uma depressão, com expressão em altitude, que irá trazer para o território nacional não só poeiras vindas de África, como nebulosidade, chuva, trovoada seca e até granizo.

Para hoje, dia 7 de junho, estão previstos aguaceiros para quase todo o território nacional e granizo para algumas regiões. Nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) só o Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira, e o grupo central dos Açores, escapam à precipitação.

Já as temperaturas vão variar entre os 16ºC de mínima e 24ºC nos arquipélagos, enquanto no território continental há distritos a ultrapassar os 30ºC. Braga será o distrito mais quente, com os termómetros a chegarem aos 36ºC, seguido de Castelo Branco, com 35ºC, de Leiria com 34ºC e do Porto com 33ºC. Por sua vez, em Lisboa as temperaturas não deverão ultrapassar os 26ºC de máxima.

Cenário idêntico prevê o IPMA para sábado e domingo, 8 e 9 de junho, mas com menos calor e menos poeiras, mantendo-se a previsão de chuva, mais prováveis nas regiões Norte e Centro, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, até dia 10 de junho.

No sábado só não se prevê chuva para o grupo central dos Açores, para o arquipélago da Madeira, para Santarém, Lisboa, Setúbal e Sines.

As temperaturas, por sua vez, vão oscilar entre os 13ºC de mínima e os 26ºC de máxima.

No domingo, a chuva começa a dar algumas tréguas, apesar de se manter em alguns distritos. As temperaturas máximas vão oscilar entre os 19ºC e os 25ºC.

Recorde-se que a depressão já obrigou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a deixar vários avisos e a deixar alguns conselhos à população para lidar com o agravamento das condições atmosféricas.

Leia Também: Trovoadas criam espetáculo de luzes no céu português. As imagens

Ler artigo completo