Ciclo de Takaaki Nakagami no MotoGP pode estar a chegar ao fim… Ou talvez não

3 meses atrás 91

Há já alguns anos que Takaaki Nakagami é tido como um piloto que está na porta de saída do MotoGP mas a verdade é que ano após ano tem merecido a confiança da Honda e está, atualmente no seu oitavo ano na categoria. Pairam sobre o japonês rumores que apontam a uma mais que provável saída mas por outro lado este continua a merecer a confiança da estrutura.

For several seasons there were many rumours saying the #30 was about to leave as wasn’t showing strong results but, year after year his contract has been extended but now, more than ever, he is actually on the edge of leaving but that might still not happen.

Lucio Cecchinello abordou o futuro de Nakagami não há muito tempo, e citado pelo Motosan disse: ‘Quanto ao Nakagami, é prematuro falar em substituições, pois há outras prioridades’, e desculpabilizou-se pelos resultados menos positivos, devido ao facto de a moto aparentemente não permitir muito mais, o que pode mesmo ser tábua de salvação para o piloto, ao afirmar:

Claro que a falta de resultados não é sua culpa. Lembremos que ele foi quarto em 2020 aqui mesmo em Jerez e agora somos os últimos. O mesmo vale para o Marini. Antes de pensar em mudar de piloto, temos de arranjar a moto.

No entanto e numa novela que não é nova, Ai Ogura continua a ser visto como o principal candidato ao MotoGP e à sucessão de Nakagami, ou não fosse ele também da mesma nacionalidade, e da nacionalidade da fabricante.

Ogura está no seu quarto ano na classe intermédia, e depois do 2.º lugar em 2022 e um 2023 mais discreto, este ano está novamente em bom plano e é terceiro no campeonato, pelo que é natural que tais rumores voltem a surgir, que apontam à sua subida à categoria máxima.

Contudo, existem alguns os pilotos da grelha do MotoGP que estão à procura ainda de lugar e não existem assim tantos lugares disponíveis, e isso pode funcionar a favor de Nakagami, dada a experiência que tem, além do facto de ser neste momento o piloto da Honda com mais experiência com a moto.

Os resultados contudo não são os mais apelativos, com o melhor ano de sempre de Nakagami a ser o seu terceiro na categoria onde foi 10.º, em 2020, num ano atípico e marcado pela pandemia que resultou em muitas provas canceladas mas o futuro, esse ninguém sabe, e qualquer que seja a escolha feita pela Honda terá os seus prós e contras.

Ler artigo completo