Cinco jovens promessas e cinco «estrelas» no EHF Euro 2024

8 meses atrás 67

O EHF Euro 2024 está prestes a começar. Portugal volta a marcar presença entre as 24 seleções qualificadas para a prova que vai decorrer de 10 a 28 de janeiro. Nesse sentido, o zerozero vai apresentar, ao longo dos próximos dias, peças relacionadas com tudo o que envolve a competição.

Tal como acontece nestas competições, o EHF Euro 2024 vai dar espaço a que jovens jogadores mostrem o seu valor. Depois de estarem a dar os primeiros passos nos respetivos clubes, as provas de seleções são uma excelente oportunidade para continuarem o desenvolvimento.

Hákun Teigum é um dos craques das Ilhas Faroé @IHF

Todos os atletas passam por esta fase. As estrelas das seleções já estiveram neste lugar e sabem o que sentiram quando jogaram diante dos melhores jogadores da altura. O tempo passa, mas a qualidade europeia está sempre no topo, seja em que seleção for.

Nesse sentido, o zerozero fez um apanhado dos principais jovens jogadores no EHF Euro 2024, assim como dos mais experientes que vão voltar a espalhar magia nos pavilhões alemães. Acrescentaria algum nome a esta lista composta apenas por craques?

Para recordar no futuro

Damos início à peça com os atletas que têm menos «andamento», mas que, devido à qualidade que possuem, podem surpreender e assumir um papel de destaque. O critério é simples: não ter mais do que 21 anos, sendo que Martim Costa, Francisco Costa ou Pedro Oliveira ficaram de fora desta lista. De resto, olhamos para todos os jogadores e tentámos não nos esquecer de nenhum nome.

Giorgi Tskhovrebadze
2 títulos oficiais

David Spath foi o primeiro escolhido. Aos 19 anos, já era presença assídua na baliza do Rhein-Neckar Lowen, sendo que está a cumprir a quarta temporada consecutiva no emblema alemão. Vai dividir o posto com Andreas Wolff, que representa o KS Kielce, dando uma excelente dor de cabeça a Alfred Gíslason. O atleta, aliás, chega a esta fase, depois de ser eleito o melhor guarda-redes do Mundial sub-21 2023.

Da Alemanha passamos para Espanha: Jan Gurri. Com apenas duas internacionalizações no conjunto sénior, o lateral esquerdo (que também pode jogar a central) está a cumprir a primeira época no Sporting, após brilhar no CB Granollers. onde conseguiu 200 golos em 2022/2023. É uma das caras do Sporting e tem conseguido ambientar-se à rotina leonina. Joan Cañellas e Daniel Dujshebaev são os dois nomes para a posição. Qualidade não falta.

Elias Skipagotu é outro dos nomes para ter debaixo de olho. Aos 21 anos, é a maior figura das Ilhas Faroé, que fizeram história ao qualificar-se para a fase final do EHF Euro 2024. As boas exibições fizeram com que fosse contratado pelo THW Kiel, por quem tem conseguido implementar o seu jogo com 89 remates certeiros em 30 partidas. Chega na mó de cima, depois de seis golos frente ao Hannover-Burgdorf.

Jan Gurri tem estado em destaque @FPA

Continuamos nas Ilhas Faroé, mas com Hákun Teigum, um dos destaques. Com 39 remates certeiros, terminou a fase de qualificação para o EHF Euro 2024 como o melhor marcador da equipa, sendo que, tal como o seu companheiro, está na Bundesliga, mas ao serviço do Fuchse Berlin. 

Terminamos esta lista com o nome de Giorgi Tskhovrebadze, lateral direito da Geórgia. Com 61 golos em 17 partidas esta temporada, o atleta de 22 anos tem-se assumido como uma das estrelas do VfL Gummersbach (quinto melhor marcador em 2023/2024) e quer dar continuidade à sua evolução no EHF Euro 2024, depois de terminar a fase de qualificação no primeiro posto dos melhores marcadores.

Já pertencem aos museus

Neste capítulo, falaremos das estrelas que já têm o nome consolidado no andebol europeu. O único requisito? Ter idade igual ou superior a 33 anos. Comecemos por Mikkel Hansen, considerado por muitos um dos melhores jogadores de sempre, pois soma... 40 títulos, entre os quais três Mundiais, um Europeu ou três IHF World Player of the Year. Após uma pequena pausa na carreira devido a sintomas de stress, o lateral esquerdo está de volta aos grandes palcos, a sua «segunda casa».

Bjarki Elísson
8 títulos oficiais

Também na Dinamarca, mas na posição de ponta direita: Hans Lindberg, um dos jogadores mais velhos na competição, uma vez que tem... 42 anos. Em 2024/2025 volta para o HOJ, um dos primeiros clubes na carreira, mas, por enquanto, está no Fuchse Berlin, por quem soma 130 golos em 29 jogos. Um dos homens «da casa».

Andreas Palicka, da Suécia, também tem traçado o seu caminho ao mais alto nível e, aos 37 anos, continua a estar em grande no Paris SG. Vai dividir o posto com Tobias Thulin e Simon Moller, este último que conta com pouca experiência nestes palcos, pois estreia-se em fases finais.

No conjunto francês, o nome de Nikola Karabatic voltou a figurar entre os escolhidos. 39 anos, milhares de golos e 75 troféus. O central natural de Nis vai retirar-se no final da época e quer terminar em beleza, novamente numa fase final, onde tantas vezes brilhou ao longo dos anos.

Colocamos um ponto final nesta viagem com uma referência a Bjarki Elísson, atleta do Veszprém. Com 356 golos em 101 internacionalizações, o ponta esquerda é um dos jogadores mais perigosos da Islândia, que está inserida no Grupo C juntamente com Montenegro, Sérvia e Hungria. Os guarda-redes contrários que se cuidem...

Ler artigo completo