Clássico? PSP alerta para constrangimentos de trânsito e "risco elevado"

9 meses atrás 105

O dia do Clássico está mesmo aí à porta. Na segunda-feira, o Sporting Clube Portugal e o Futebol Clube do Porto estarão frente a frente numa partida que contará para a 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com apito inicial pelas 20h15. Dado que se trata de um evento de “risco elevado”, a Polícia de Segurança Pública (PSP) montará uma operação de segurança, da qual resultarão alguns constrangimentos de trânsito.

“De acordo com a legislação nacional em vigor, este é considerado um evento de ‘risco elevado’, prevendo-se a lotação de aproximadamente 45 mil pessoas. A hora oficial de abertura das portas do estádio ao público está prevista para as 18h15, [mas] a PSP iniciará a sua ação durante a manhã, incidindo no âmbito da fiscalização do estacionamento e da circulação automóvel”, detalhou a força de segurança, em comunicado enviado às redações.

Nessa linha, a entidade apontou que “haverá condicionamentos momentâneos ao trânsito automóvel, nomeadamente durante a deslocação de equipas e de adeptos”, ainda que seja “intenção da PSP que os adeptos visitantes concentrem junto à Associação dos Deficientes das Forças Armadas, na Avenida Padre Cruz, pelas 17h30”.

São, contudo, antecipados condicionamentos de trânsito pelas 8h00 no Campo Grande, na Avenida Padre Cruz e Avenida Rainha D. Amélia, na Alameda das Linhas de Torres, Rua António Stromp e Rua Cipriano Dourado, e ainda na Rua Professor Moniz Pereira, Rua Alfredo Trindade e Rua Professor Fernando da Fonseca.

“A ação da PSP centrar-se-á, a todo o momento, no sentido de minimizar os impactos destes condicionamentos, garantindo as necessidades de segurança e da circulação rodoviária nos locais afetados”, garantiu.

A força de segurança, que apelou a que os “adeptos que se desloquem ao estádio adotem comportamentos de fair play desportivo, que evitem ações que ponham em causa a segurança de terceiros, bem como a perturbação da ordem e tranquilidade públicas e que respeitem as instruções dos polícias”, recordou que é crime distribuir e vender títulos de ingresso falsos ou irregulares, provocar danos em transportes públicos, instalações ou equipamentos utilizados pelo público, participar em rixas na deslocação para ou do espetáculo desportivo, assim como entrar sem autorização na área de competição.

A PSP aconselhou, por fim, a que se desloque “para o Estádio José Alvalade em transportes públicos, evitando trazer as suas viaturas para as imediações do mesmo”, e a que o faça com “antecedência, devendo contar com o tempo necessário para a realização dos devidos procedimentos de segurança”.

Caso se dirija ao local em viatura própria, deverá usar o estacionamento em parques vigiados e destinados para o efeito, bem como “evitar portar malas e mochilas para o interior do recinto desportivo”.

Se considerar necessária a intervenção da PSP, poderá ligar para o 112 e para o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através do 217 654 242. Também é possível contactar as autoridades ao digitar no seu telemóvel [21 POLICIA].

Leia Também: "É um jogo de Champions. Queremos ir a Alvalade ganhar o jogo"

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo