CM Maia valida hasta pública dos terrenos da academia do FC Porto

6 meses atrás 57

Está dado mais um passo para a concretização do projeto da academia do FC Porto. Após reunião dos vereadores da Câmara Municipal da Maia, a autarquia local aprovou a hasta pública aos 140.625 m² de terreno destinados à obra nas freguesias de Nogueira e Silva Escura. Embora a aprovação, o sufrágio contou com os votos contra do Partido Socialista.

Com um valor de licitação estipulado nos 3,36 milhões de euros, a grande justificação da oposição socialista à aprovação do executivo do PSD remete para o valor do local em questão (23,89 euros o m²).

«A Maia não pode passar a ideia de estar em saldo», defendeu Francisco Vieira de Carvalho, vereador socialista: «Sei que há duas pessoas que estão envolvidas no processo. Um é o novo candidato a "vice'" do FC Porto, João Koehler, que estará metido neste negócio. Se for comprado por alguém que faz a obra e depois arrenda ao FC Porto por um preço alto, estamos aqui a ver negócios da China.»

António Silva Tiago, presidente local, rapidamente desmentiu tal versão: «É mentira que seja quase dado. É bem pago. O valor foi calculado por uma comissão de avaliação independente. É à prova de bala.»

«O que emperra este processo é o processo eleitoral do FC Porto. A nós, tanto nos dá que seja o presidente A ou B, o que nos interessa é a instituição. Quando for a hasta pública, nem sabemos se é o FC Porto ou um parceiro a adquirir. Terá de cumprir o que está aprovado», acrescentou também Mário Neves, membro da coligação PSD/CDS.

O próximo passo passa agora por confirmar a proposta em Assembleia Municipal, decisão que será tomada na segunda-feira que vem. À posteriori, a licitação arranca mediante a publicação da decisão no Diário da República, tendo, daí em diante, 20 dias até ao seu término. 

Ler artigo completo