Cofundador do Skype quer apoiar startups europeias com 400 milhões de euros

8 meses atrás 93

Juntamente com outros empresários, Sten Tamkivi fundou a Plural, que lança agora o seu segundo fundo de capital de risco.

Um dos cofundadores do Skype associou-se a outros nomes marcantes do mundo empresarial internacional e juntos criaram um fundo de capital de risco (venture capital) que tem por objetivo investir 400 milhões de euros em startups tecnológicas europeias.

Além de Sten Tamkivi, cofundador da plataforma de comunicações, também estão entre os responsáveis pelo fundo Taavet Hinrikus, cofundador da fintech Wise, e Ian Hogarth, cofundador do serviço de procura por concertos Songkick, entre outros empresários.

A Plural, firma que aposta no mercado do capital de risco, lançou o seu segundo fundo num espaço de 18 meses e, com este último, procura competir com outros que já foram colocados em prática, como é o caso do Atomico, Balderton Capital e Creandum.

Em declarações à estação norte-americana “CNBC”, Hinrikus sublinhou que este fundo foi lançado por empreendedores com a pele “calejada”, no sentido em que já têm provas dadas no sector empresarial e referiu que só 8% dos fundos de venture capital europeus beneficiam desta vantagem, ao passo que, nos Estados Unidos, os dados apontam para 60%.

Ler artigo completo