Colares Capital e Incus criam ‘joint venture’ para investir em espaços de armazenamento

4 meses atrás 72

O acordo entre a consultora de gestão de ativos espanhola e a gestora de investimentos imobiliários portuguesa prevê a aquisição de imóveis para abrir mais espaços de ‘self-storage’, uma espécie de despensa autónoma.

A consultora de gestão de ativos espanhola Incus Capital e a gestora de investimentos imobiliários portuguesa Colares Capital, dona da empresa de armazenamento autónomo (self-storage) Control Space, anunciaram esta quinta-feira que estabeleceram uma joint venture com o objetivo de desenvolver a plataforma, adquirir imóveis e fazer reconversões dos mesmos em espaços de arrumação.

O primeiro investimento desta empresa conjunta, cujo valor não foi tornado público, foi a aquisição uma série de imóveis – em Lisboa (nas zonas de Alcântara e Alfragide) e no Porto – que já estavam sob gestão da Control Space e que eram detidos por um fundo nacional gerido pela Insula Capital.

A gestora de ativos Insula Capital, liderada por Florence Ricou e com cerca de 1,4 mil milhões de euros sob gestão, protagonizou a primeira venda de um portefólio de self-storage em Portugal.

Albano Costa Lobo, cofundador da Control Space, destaca um era de crescimento acelerado nos sectores de imobiliário alternativo, como o do self-storage. “Com esta operação, queremos garantir que a Control Space continua a cumprir o seu propósito: desempenhar um papel ativo na mitigação da crise habitacional em Portugal, disponibilizando uma opção para aqueles que enfrentam desafios de espaço nas suas residências”, diz, em comunicado enviado aos meios de comunicação social.

Para o managing director da Incus Capital em Portugal, a criação desta empresa conjunta “encaixa perfeitamente” na estratégia da sociedade de “capitalizar plataformas com enorme potencial de crescimento, como a Control Space”. “O self-storage já está bastante mais maduro noutros países e a Control Space está agora ainda mais bem posicionada para liderar o mercado em Portugal”, crê Tiago Brandão. Na sua opinião, “as tendências demográficas e do mercado imobiliário são claras, e de facto cada vez mais pessoas e empresas vão necessitar deste tipo de soluções”.

Fundada em 2021 por Albano Costa Lobo e Vasco Fino, a quem se juntou Francisco Parreira do Amaral enquanto sócio, a Control Space gere atualmente uma área bruta de cerca de 13 mil m2, que representam aproximadamente duas mil unidades de self-storage, com dimensões entre 1m2 e os 20m2.

“Os seus espaços são 100% automatizados e sustentáveis, proporcionando uma experiência simples ao utilizador. A estratégia da Control Space concentra-se na digitalização do serviço através da solução de reservas online e também do acesso às unidades a qualquer momento via app”, explica a empresa.

Ler artigo completo