Comando antiterrorista da polícia britânica investiga ataque a jornalista

5 meses atrás 51

O jornalista Pouria Zeraati foi esfaqueado numa perna e encontra-se em situação estável num hospital, segundo o canal de notícias em língua persa, com sede na capital de Inglaterra.

A Polícia Metropolitana de Londres adiantou que o caso de Zeraati, em conjunto com as recentes ameaças a jornalistas iranianos no Reino Unido, desencadearam a abertura de uma investigação antiterrorismo, embora a motivação do ataque ainda não seja clara.

"Enquanto continuamos a avaliar as circunstâncias deste incidente, os detetives estão a seguir uma série de linhas de investigação e a nossa prioridade neste momento é tentar identificar quem esteve por trás deste ataque e detê-lo", disse o chefe do Comando Antiterrorista da Polícia Metropolitana, Dominic Murphy, citado em comunicado.

Dominic Murphy reconheceu que o incidente pode causar uma "preocupação mais ampla", em particular nas comunidades iranianas.

O porta-voz do Iran International, Adam Baillie, disse à BBC que o esfaqueamento foi "extremamente assustador", indicando que, embora os jornalistas do canal tenham sido ameaçados no passado, este é o primeiro ataque deste género.

"Foi um incidente chocante, chocante, independentemente do resultado que a investigação revelar", acrescentou.

O encarregado de negócios iraniano no Reino Unido, Mehdi Hosseini Matin, disse que Teerão nega "qualquer ligação" com o incidente.

A polícia britânica afirma ter interrompido "uma série" de conspirações para matar o sequestrar pessoas no Reino Unido que eram vistas como inimigas do governo iraniano.

Os polícias estão a colaborar com os serviços de inteligência para desmantelar conspirações futuras e fornecer proteção às organizações e pessoas visadas.

No início de 2023, o Iran International encerrou temporariamente as suas operações em Londres e mudou-se para Washington, nos Estados Unidos, após um aumento de ameaças por parte do Irão.

A estação de televisão retomou as operações num novo local em Londres em setembro passado.

Em março deste ano, o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, David Cameron, lamentou a condenação à revelia de dez jornalistas do serviço persa da BBC por acusações de propaganda contra o Irão, considerando-a "completamente inaceitável".

Leia Também: Jornalista iraniano esfaqueado várias vezes à porta de casa em Londres

Ler artigo completo