Comissão Europeia analisa queixa fiscal de Itália contra dona do Facebook

9 meses atrás 95

A gigante tecnológica pode enfrentar uma potencial fatura fiscal de cerca de 870 milhões de euros em Itália, depois de a polícia italiana ter realizado uma auditoria e alegar que os registos dos utilizadores da Meta poderiam ser vistos como uma transação tributável.

O governo italiano apresentou uma queixa fiscal contra a empresa dona do Facebook, a Meta, que pode fazer com que a empresa norte-americana enfrente uma fatura fiscal de 870 milhões de euros. Esta reclamação foi encaminhada ao Comité do IVA da União Europeia (UE) para avaliação, segundo avança a ‘Reuters’.

A gigante tecnológica, que detém plataformas como o Instagram e WhatsApp, pode enfrentar uma potencial fatura fiscal de cerca de 870 milhões de euros em Itália, depois de os procuradores de Milão terem iniciado uma investigação sobre a empresa com base numa auditoria da polícia fiscal.

A auditoria foi feita pela polícia fiscal italiana, Guardia di Finanza, que alegou que os registos dos utilizadores da Meta poderiam ser vistos como uma transação tributável, uma vez que implicavam a troca não monetária de uma conta de membro pelos dados pessoais do utilizador.

Segundo informação da ‘Reuters’, a agência fiscal italiana enviou, em setembro, através do departamento de finanças do governo italiano, um pedido de avaliação técnica ao comité do IVA da UE.

Apesar de ser uma multa residual para a empresa norte-americana, que terminou o ano passado com uma receita superior a 32 mil milhões de dólares (29,01 mil milhões de euros), a Meta já comentou esta situação, afirmando que discorda da ideia de que o fornecimento de acesso a plataformas online aos utilizadores deva estar sujeito ao IVA.

Ler artigo completo