Como produzir energia – Já tinha pensado nesta solução para consumir menos?

6 meses atrás 56

Em Portugal, a energia solar já abastece cerca de 7% das necessidades de eletricidade do país e o equivalente ao consumo anual de um milhão de famílias.

Em Portugal, a energia solar já abastece cerca de 7% das necessidades de eletricidade do país e o equivalente ao consumo anual de um milhão de famílias.

Ao optar por ser um autoconsumidor de energia, pode reduzir até 80% os seus consumos de energia e consequentemente, o custo mensal da sua fatura de eletricidade.

Produzir a própria energia elétrica tem vindo a ser uma escolha de muitos cidadãos. O autoconsumo representa uma alternativa ecológica e económica, embora se levantem, ainda, muitas dúvidas e questões.

O que deve saber?

Os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar em energia elétrica, através do efeito fotoelétrico. A energia produzida é consumida instantaneamente, reduzindo assim a compra de energia da rede. O aproveitamento da energia produzida pelo sistema fotovoltaico na instalação elétrica, ocorre apenas quando existe consumo. A energia remanescente é injetada na rede elétrica de serviço público.

Se pretende ser um autoconsumidor, tem de instalar Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC). Estas unidades podem ser de apenas um painel fotovoltaico ou dezenas de painéis, não há limite, sendo que a escolha correta da quantidade de painéis permite maximizar o aproveitamento de energia em autoconsumo e reduzir o excedente injetado na rede.

Passe pela nossa plataforma EVA e informe-se connosco. A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico [email protected]. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Ler artigo completo