Conceição, contas e Academia: as ideias de Nuno Lobo a poucos dias das eleições

5 meses atrás 68

Nuno Lobo, candidato da Lista C às eleições do FC Porto, concedeu mais uma entrevista a poucos dias do ato eleitoral que vai eleger o novo presidente dos dragões para o quadriénio 2024/2028 e comentou a sua posição sobre alguns dos assuntos que têm marcado a campanha eleitoral azul e branca. 

Em entrevista à Lusa, o professor e empresário explicou as suas ideias para a Academia, falou sobre as contas do clube e da reestruturação que considera necessária e abordou ainda a continuidade de Sérgio Conceição, caso seja o vencedor das eleições do próximo sábado. 

Projeto Academia: «Temos apalavrado com uma cidade não muito longe do Porto, da qual não quero estar a falar agora, porque penso que não vale a pena. Se já há custos estimados? Não fizemos estudos de mercado em relação a essa situação. Um dos nossos desejos é concretizar a academia, mas só depois de sentir como estão as contas do FC Porto é que poderemos tirar as devidas ilações. Tenho de saber aquilo com que posso contar ou o dinheiro que existe para fazer esses investimentos. São ideias que temos em mente, mas que são exequíveis»

Projeto de Academia na Maia: «É um projeto que subscrevo. Se ganhar as eleições, de certeza que não rasgo esse contrato [Assinado recentemente pela liderança de Pinto da Costa]. Vou ver detalhadamente o que traz de benéfico para o FC Porto e, depois, tomo posição.»

Sérgio Conceição: «Se eu lhe desse uma folha em branco e ele assinasse, para mim está tudo bem. Agora, quero essa separação de poderes. Não tenho de dar palpites ou sugerir jogadores, mas delegar esse trabalho a Sérgio Conceição e à sua equipa técnica. Nunca me meterei na forma como ele treina a equipa. Se me pedir um Mbappé ou um Cristiano Ronaldo, o FC Porto tem de saber até onde pode ir e evitar algumas loucuras que tem cometido.»

Reestruturação da dívida: «Nesta altura, penso que estaremos a pagar 5 por cento de juros sobre mais de 500 milhões de euros. Ou seja, todos os anos temos de realizar à volta de 25M para pagar essa taxa de juro. Como se reestrutura a dívida? Aumentando prazos e tentando alcançar juros mais baixos junto das entidades às quais o FC Porto é devedor. Essa é a única forma, e para já, o passo inicial que tem de ser dado. Depois, que haja também a possibilidade de amortizar as dívidas, o que é muito relevante. As contas certinhas trazem sempre a possibilidade de aparecerem outros investidores.»

Diferenças no plano eleitoral 2020/2024: «Não vou dizer que é uma cópia, mas constato que muitas das ideias defendidas por nós em 2020 e 2024 estão a ser veiculadas por outras candidaturas. Por isso, fico muito feliz. Agora, quero sempre almejar um bom resultado e, por exemplo, ultrapassar essa barreira que já tive em 2020 [4,91 por centos dos votos].» 

Pedido de adiamento das eleições após as detenções de 1 de fevereiro: «Mantenho o que disse. Se calhar, previa que podia acontecer isto que estamos a ver: [a campanha eleitoral] parece quase todos os dias uma lavandaria a lavar roupa suja. Fiz a proposta e mandei um e-mail a ver se nos podíamos reunir e agendar as eleições para o fim do campeonato, mas não tive resposta do presidente e do André Villas-Boas.»

Nuno Lobo, recorde-se, tem Luís Barradas e Heleno Roseira como cabeças de lista à Mesa da Assembleia Geral e ao Conselho Fiscal e Disciplinar, não tendo apresentado nenhum nome o Conselho Superior.

Ler artigo completo