Concertos da Taylor Swift em Lisboa levam a aumento de quase 50% nas transações com cartões estrangeiros

3 meses atrás 79

O efeito do capital estrangeiro nos estabelecimentos comericais do distrito foi especialmente notório nos dias 24 e 25 de maio, de acordo com a informação captada pela rede de aceitação de cartões (terminais de pagamento) da Unicre, Reduniq.

A vinda da cantora Taylor Swift a Portugal, para dar dois concertos no estádio da Luz em Lisboa, gerou um impacto positivo nos negócios no distrito, concluiu uma análise da rede de aceitação de cartões (terminais de pagamento) da Unicre. O efeito do capital estrangeiro foi especialmente notório, nos dias 24 e 25 de maio.

A faturação dos espaços comerciais lisboetas oriunda de cartões estrangeiros cresceu 34% na sexta-feira (o primeiro dia de concerto) em relação à sexta-feira anterior, enquanto o número de transações registou uma variação positiva de 49%, segundo a Reduniq.

Nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais e Loures, esta rede registou um crescimento no número de transações de cartões outros países de 52%, 44%, 42% e 39%, respetivamente, e um aumento de 38%, 28%, 12% e 10% no volume de negócios, pela mesma ordem. Só em Sintra é que o crescimento na faturação estrangeira (31%) foi superior ao do número de transações (25%).

As cinco nacionalidades além da portuguesa que mais contribuíram para a faturação no concelho de Lisboa nesse “fim de semana” foram: Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, França e Espanha, que representaram 11%, 6%, 4%, 3% e 3%, respetivamente, do total de faturação registada.

“Já ao nível da performance impulsionada por cartões nacionais, foi também o primeiro dia de concerto (24 de maio) aquele em que se registaram crescimentos mais significativos, com o número de transações a aumentar, face à sexta-feira anterior, 8% no geral do distrito, tendo-se refletido também nos concelhos de Lisboa (10%), Mafra (8%), Odivelas (8%), Loures (7%), Amadora (6%), Cascais (6%), Oeiras (6%) e Sintra (6%)”, lê-se no relatório da Reduniq.

Em relação apenas ao sector da hotelaria e das atividades turísticas no distrito da capital portuguesa, a faturação cresceu 22% entre os 24 a 26 de maio de 2024 comparativamente a sexta-feira e sábado anteriores.

Ler artigo completo