Confragi pede alargamento dos prazos para Pedido Único

3 meses atrás 90

Em comunicado a confederação já apresentou propostas ao Ministério da Agricultura para desburocratizar o processo do pedido. Agricultores lembram ainda “insucesso da campanha passada”.

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confragi) considera que o prazo para a apresentação das candidaturas ao Pedido Único é insuficiente e alerta para a necessidade de simplificação do processo.

Em comunicado a confederação informa que para “inverter o insucesso da campanha passada que resultou num dos números mais baixo de sempre de agricultores com acesso ao Pedido Único” já apresentou propostas ao Ministério da Agricultura para desburocratizar o processo do pedido.

Nuno Serra, secretário-geral da Confragi, revela que o tempo de candidatura é insuficiente e pede um alargamento do prazo, sublinhando que é “inadmissível continuar a lesar os agricultores portugueses devido a burocracias”.

Para além do alargamento do prazo a confederação pede ainda que o Ministério da Agricultura assegure o “pagamento atempado dos adiantamentos dos apoios e proceda, urgentemente, à resolução de problemas associados às candidaturas de 2023”.

O Pedido Único serve para o pagamento direto das ajudas que integram os regimes sujeito ao sistema integrado de gestão e de controlo (SIGC) e pode ser pedido até 14 de junho no portal do IFAP.

Ler artigo completo