Congresso evita paralisação administrativa com nova extensão orçamental

7 meses atrás 61

A Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso) aprovou a proposta orçamental com 314 votos a favor e 108 contra, superando os dois terços que a medida exigia.

A aprovação ocorreu logo depois do Senado (câmara alta) também ter aprovado a medida, com 77 votos a favor e 18 contra.

Na câmara baixa, a prorrogação enfrentou oposição de metade dos republicanos (106 votos contra 107 a favor), que criticaram que a sua liderança naquela câmara continua a dar ar ao Governo de Joe Biden com estes prolongamentos.

"Não importa quem está na cadeira do presidente da Câmara ou quem tem a maioria, ainda estamos a fazer as mesmas coisas estúpidas", frisou o congressista republicano Chip Roy.

Eli Crane criticou o presidente da Câmara, o republicano Mike Johnson, por ter concordado com a prorrogação com os democratas.

Em novembro, o Congresso tinha aprovado a última prorrogação orçamental que também evitou uma paralisação administrativa iminente, conhecido como 'shutdown', que tinha duas datas de vencimento, 19 de janeiro e 02 de fevereiro, que naquela altura pareciam muito distantes.

Johnson anunciou no início deste mês que existia um acordo entre democratas, republicanos e a Casa Branca para aprovar o orçamento para o ano fiscal de 2024 (que começou em 01 de outubro de 2023) e evitar novas prorrogações, mas não houve tempo para processá-lo.

A nova prorrogação do orçamento também tem duas datas de validade, que vão de 01 a 08 de março.

"Precisamos de um pouco mais de tempo no calendário para permitir que este processo se desenvolva", defendeu na quarta-feira Johnson, que em novembro se comprometeu a não promover ou aprovar novas extensões.

O acordo anunciado por Johnson enfrenta oposição interna de um setor mais radical do Partido Republicano, tal como ficou evidenciado na votação de hoje.

O equilíbrio dentro dos republicanos é muito fraco e um setor minoritário já derrubou o seu anterior líder, Kevin McCarthy, em outubro, como resultado de um acordo orçamental com os democratas.

A aprovação da prorrogação também não satisfez a maioria dos democratas, apesar de o líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer, se ter felicitado por ter conseguido que os legisladores de ambos os partidos trabalhassem "até altas horas da noite" para evitar o encerramento administrativo.

"Temos boas notícias para os Estados Unidos: não haverá paralisação na sexta-feira. Como ambas as partes trabalharam em conjunto, o Governo permanecerá aberto. Os serviços não serão interrompidos, evitaremos um desastre desnecessário", frisou.

O seu número dois, Dick Durbin, no entanto, expressou o seu descontentamento: "É dececionante que o melhor que podemos fazer é 'manter as luzes acesas' quando financiamos o governo. Deveríamos abordar questões que são importantes para o povo americano".

Cada vez que falta menos de uma semana para um encerramento administrativo, a Casa Branca ativa um protocolo para preparar todos os seus departamentos. O encerramento significa o envio de centenas de milhares de funcionários públicos para casa sem trabalho nem remuneração e a paralisação de muitos serviços.

Leia Também: Congresso EUA investiga programa Osprey após queda de avião no Japão

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo