Constrangimentos em vários serviços de urgência do país

8 meses atrás 54

No hospital de São João, deram entrada até terça-feira 878 pessoas no serviço de urgência. O diretor deste serviço confirmou que o "número de episódios de entrada na urgência" aumentou depois do dia de Natal.

"Tradicionalmente, o dia 26 de dezembro é o dia do ano com mais episódios de urgência e portanto esse aumento de pressão é esperado pelas equipas", explicou Nelson Pereira.

Contudo, na terça-feira havia muitos profissionais em tolerância de ponto e por isso a capacidade de receber "doentes com queixas agudas" era menor. Além disso, "estamos em fase de pico e de aceleração significativa da incidência de gripe, neste caso de Gripe A".

Em Lisboa, o diretor de serviço de urgência do hospital Santa Maria refere que nesta época, com maior afluência de utentes e mais profissionais de férias, "é sempre mais difícil". Até porque, como explicou João Gouveia, a maioria das urgências são asseguradas por prestadores de serviço que "não têm obrigação" de trabalhar em dias festivos.

Apesar dos tempos longos de espera e das dificuldades para internamento, João Gouveia garante que este hospital ainda tem capacidade de resposta.

Ler artigo completo