Conta hackeada do regulador norte-americano anuncia aprovação de ETF de Bitcoin

9 meses atrás 96

O regulador norte-americano para o mercado de capitais anunciou no antigo Twitter que tinha aprovado um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin. Uma mensagem que afinal era falsa, uma vez que a sua conta foi hackeada.

A U.S. Securities and Exchange Commission (SEC, na sigla em inglês), o regulador norte-americano para o mercado de capitais, anunciou na terça-feira, na sua conta da rede social X (antigo Twitter), que tinha aprovado um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin. Uma decisão há muito aguardada pelo mercado de criptomoedas.

Contudo, esta decisão ainda não foi tomada. Segundo o regulador, citado pela “Reuters”, alguém terá acedido por breves momentos e publicado uma mensagem falsa. “O acesso não autorizado já terminou”, disse a SEC, acrescentando que irá trabalhar com as autoridades para investigar este caso.

A rede social também confirmou mais tarde que a conta do regulador norte-americano para o mercado de capitais tinha sido comprometida, uma vez que uma “pessoa não identificada” teve acesso ao número de telefone associado à conta da SEC.

O post, que acabou por se revelar falso, indicava que a SEC tinha aprovado um ETF para bitcoin, usando uma imagem do presidente do regulador, Gary Gensler, dando a entender de que seria uma declaração do responsável. O preço da bitcoin acabou por subir, em reação a esta mensagem.

Isto acontece numa altura em que é esperado que a SEC aprove, esta quarta-feira, um conjunto de ETF que seguem a bitcoin. Responsáveis deste mercado temem agora que haja um atraso ou adiamento desta decisão como resultado do que aconteceu.

Ler artigo completo