Cosec alcança quota de mercado de 50% nos seguros de crédito em 2023

6 meses atrás 56

A exposição ao crédito ascendeu a 21 mil milhões de euros, naquele que a companhia diz ser o valor mais elevado de sempre, e reflete um crescimento no apoio às empresas. Os dados divulgados pela Cosec são da Associação Portuguesa de Seguradores. 

A Cosec alcançou uma quota de mercado de 50% no ramo de Seguro de Crédito e de quase 41% no Seguro Caução em 2023. A exposição ao crédito ascendeu a 21 mil milhões de euros, naquele que a companhia diz ser o valor mais elevado de sempre, e reflete um crescimento no apoio às empresas. Os dados divulgados pela Cosec são da Associação Portuguesa de Seguradores.

“No ramo do Seguro Caução – que permite às empresas nacionais garantirem o bom cumprimento das obrigações assumidas perante o beneficiário – a Coseco teve uma quota de mercado de 40,8%, em 2023, consolidando assim a sua posição de líder neste ramo”, refere a companhia em comunicado.

A exposição da Cosec à caução cresceu 8,7% para 515 milhões de euros, “refletindo também a nossa maior aposta no desenvolvimento desta linha de negócio”.

A seguradora diz que a exposição ao crédito permitiu a cobertura de vendas dos clientes da Cosec, estimadas em mais de 37 mil milhões de euros, o que representa 16% do PIB nacional.

“A Cosec consolidou a liderança no Seguro de Crédito e de Caução em Portugal garantindo vendas a crédito que representam cerca de 16% do PIB Nacional”, lê-se no comunicado.

“O Seguro de Crédito tem um papel relevante na proteção dos negócios, transversal a vários setores e volumes de negócio, permitindo a proteção das vendas a crédito de forma a que possa existir um foco nos desafios das atividades”, destaca a companhia.

“O ano de 2023 superou o ano de 2022 e conseguimos alcançar uma quota de mercado de 50%, o que só foi possível graças ao forte empenho e trabalho de toda a equipa”, assegura André Granado, Administrador Executivo da Cosec, citado no comunicado.

Em 2023, a Cosec manteve o seu ímpeto no apoio às empresas em Portugal. A exposição ao crédito cresceu 12% em termos homólogos, tendo alcançado a fasquia dos 21 mil milhões de euros, o que representa o valor mais elevado de sempre.

Assim, a seguradora conseguiu também apoiar mais as empresas a exercer a sua atividade económica, contribuindo diretamente, por sua vez, para a cobertura de vendas a crédito estimados em mais de 37 mil milhões de euros, o que representa 16% do PIB nacional.

“A consolidação da liderança em Portugal, assim como o aumento da exposição ao crédito, são o reflexo do compromisso no apoio às empresas portuguesas, nomeadamente exportadoras. É fundamental garantir o suporte em todas as fases, sobretudo em cenários económicos pautados por alguma instabilidade, que é aquilo a que temos assistido na Europa e no Mundo. Estes resultados são a prova de que estamos, em todos os cenários, ao lado das empresas, totalmente preparados para ultrapassar os desafios que possam surgir”, afirma André Granado.

Em 2023 a Cosec tornou-se membro pleno da Allianz Trade, líder mundial em Seguro de Crédito.

Ler artigo completo