Crise bancária com impacto nos resultados dos ‘big six’ em Wall Street

8 meses atrás 77

Necessidade de voltar a dotar o fundo de garantia de depósitos, após a crise bancária, atingiu as contas dos bancos de WallStreet, mas JP Morgan atingiu lucros recorde, com outros a verem recuos.

O Goldman Sachs e o Morgan Stanley registaram os lucros anuais mais baixos em quatro anos no exercício de 2023. No primeiro destes bancos, os lucros recuaram 24%, para 8,5 mil milhões de dólares; no segundo, recuaram 18%, para 9,1 mil milhões de dólares.

No Goldman, os resultados foram afetados pelo recuo na banca de investimento, mas também pelo recuo no retalho, com a venda da GreenSky. No Morgan, os resultados foram afetados pelo recuo em um terço dos lucros nas operações da banca de investimento e de trading.

“Em 2024, o potencial para cortes nos juros na primeira metade do ano renovou otimismo por uma aterragem suave. Estamos a ver sinais de um potencial resurgimento da atividade estratégica, o que se reflete” no pipeline da banca de investimento, segundo David Solomon, presidente-executivo do GS, citado pelo “Financial Times”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo