Critérios ESG foram fundamentais em investimentos superiores a 9 mil milhões em 2023

2 meses atrás 62

O investimento no capítulo das sustentabilidade aumentou mais de 50% nos últimos cinco anos e 80% dos gestores de ativos já os colocam no topo das preocupações, de acordo com um estudo da BCG.

O investimento em sustentabilidade continua em crescendo, tendo aumentado mais de 50% nos últimos cinco anos. Só em 2023, os critérios ESG foram prioritários em investimentos num valor total de 10 mil milhões de dólares (9,18 mil milhões de euros).

Os dados fazem parte das conclusões de um estudo da Boston Consulting Group (BCG), que analisa a “grande oportunidade” gerada pelos dados de sustentabilidade. Ao mesmo tempo que uma série de países a procurar atingir a neutralidade carbónica até 2050, da parte dos consumidores nota-se um crescimento do interesse em produtos ecológicos.

Neste contexto, são já 4 em cada 5 (80%) os gestores de ativos que colocam estes temas em primeiro lugar entre as suas preocupações. Em simultâneo, dois terços dos profissionais da área (68%) consideram que a introdução dos critérios de sustentabilidade nos fluxos de trabalho é desafiante ou extremamente desafiante, de acordo com o mesmo estudo.

Neste âmbito, a capacidade para recolher e gerar dados ligados à sustentabilidade representam um uma oportunidade de mercado para prestadores de serviços de informação.

Ler artigo completo