CRÓNICA | Paços para a manutenção

6 meses atrás 50

Assistimos a um grande jogo na Mata Real, que até merecia mais golos, mas foi o Paços de Ferreira quem se superiorizou e venceu o Feirense pela margem mínima (1-0), afastando-se, assim, da zona de despromoção da Liga Portugal SABSEG.

Ambas ligeiramente acima da zona de despromoção, Paços de Ferreira e Feirense encontravam-se na Mata Real com o claro objetivo de se afastarem desse perigo. Os fogaceiros entraram bem na partida e foram conseguindo potenciar bem a profundidade e largura de Sérgio Conceição na direita, auxiliado pelo fantasista Shodipo, mais vagabundo, mas o Paços aguentou-se bem, protegeu a sua esquerda e conseguiu equilibrar o jogo e, consequentemente, crescer com bola.

Aí, os castores tinham na ala direita o seu maior trunfo, com Jójó e Afonso Rodrigues a causarem constantes dores de cabeça, especialmente através de movimentos interiores e permutas posicionais. Ora, os avisos foram sendo dados - quase sempre na meia distância - e o Paços acabou mesmo por chegar ao justo golo inaugural, aos 25': Jójó apareceu na meia direita, desmarcou Afonso Rodrigues na direita da área e este cruzou rasteiro para o coração da área, Rui Fonte deixou a bola passar e Matchoi, completamente sozinho, rematou para o 1-0.

Jogo disputado a elevado ritmo @Kapta+

O Feirense tentou reagir, mas esteve sempre muito preso aos movimentos e inspiração de Shodipo e foi servindo pouco o avançado Antoine. Na única vez que o fez devidamente, aos 41', este tinha tudo para marcar à entrada da área, mas Ganchas fez um corte incrível e impediu o empate.

Estava tudo em aberto para a 2ª parte e o Feirense foi atrás do prejuízo, mas só quando Ricardo Sousa foi ao banco de suplentes é que a equipa realmente reagiu, com as boas entradas de Oche e João Castro, que não só estabilizaram a ala esquerda da equipa - bem João Castro -, como fortaleceu um miolo maleável. O jogo foi ficando cada vez mais dividido e sentia-se o Paços mais desconfortável, embora a defesa dos castores fosse fazendo um trabalho exímio, juntamente com Marafona.

A ponta final foi de loucos e, mais uma vez, Ricardo Sousa deu vida à equipa com as suas substituições, ao ponto de Marafona precisar de brilhar. Já perto do fim, nos descontos, João Paredes teve tudo para marcar, num canto, mas falhou completamente a bola ao segundo poste e o empate ficou por fazer, isto já depois de Oche ter visto um golo anulado por fora de jogo de 11 centímetros. Logo a seguir, com o Feirense balanceado para o ataque, foi a vez de Cipenga ter um lance para os apanhados e, servido por Costinha, falhar de baliza aberta, após tropeçar na bola.

Apesar de todos estes lances caricatos, o Paços conseguiu uma importante vitória por 1-0 e afastou-se da zona de despromoção, ao contrário do Feirense, que está ali perto.

PAÇOS DE FERREIRA

EMPATE

FEIRENSE

 Paços de Ferreira x Feirense

 Paços de Ferreira x Feirense

Ler artigo completo