Dachser acelera na jornada de descarbonização com 15 novos camiões elétricos

2 meses atrás 53

Nesta equação entra a Renault Trucks, um dos parceiros da transportadora bávara nesta jornada.

A empresa de transportes e logística alemã Dachser deu um novo passo na estratégia de descarbonização, reforçando a sua frota com 15 novos camiões elétricos. Nesta equação entra a Renault Trucks, um dos parceiros da transportadora bávara nesta jornada.  

“A Dachser e Renault Trucks estão a cooperar para a descarbonização progressiva do transporte rodoviário de mercadorias. Reforçando este compromisso, a multinacional alemã acaba de juntar à sua frota mais 15 veículos Renault Trucks”, anuncia a empresa fundada em 1930 num comunicado divulgado esta segunda-feira. 

As declarações de Alexander Tonn, chief operating officer (COO) Road Logistics da Dachser, à margem do anúncio asseveram a estratégia da empresa no campo da mobilidade sustentável. “Estamos convencidos que, a longo prazo, apenas as empresas que se posicionam de forma sustentável terão futuro. Queremos dar um contributo valioso para a proteção do ambiente e do clima e ser uma força motriz para o sector da logística com medidas a vários níveis. A utilização de veículos sem emissões desempenha um papel importante neste contexto”.

Contando com a Renault Trucks como “parceiro fiável”, Tonn não se priva de classificar esta jornada como “um longo caminho para a descarbonização dos transportes rodoviários”.

A frota da Dachser, sediada em Kempten, no estado da Baviera, contava já com cinco Renault Trucks E-Tech D, aos quais se juntarão, em breve, sete veículos deste tipo e três tratores Renault Trucks E-Tech T, que serão utilizados nas rotas da operadora em Öhringen, Neuss e Langenhagen.  

“A multinacional alemã pretende aumentar progressivamente o número de camiões BEV (veículos a bateria elétrica) e FCEV (veículos movidos a hidrogénio) nas redes de transporte locais e de longo curso, em função do desempenho, da infraestrutura de carregamento e da rentabilidade”, revela a empresa na mesma nota. 

Mas a transição para veículos elétricos não é o único eixo da estratégia de sustentabilidade e proteção climática do operador de logística alemão. De 2021 para 2022, a empresa passou a recorrer a eletricidade inteiramente proveniente de energias renováveis. 

Ler artigo completo