Montenegro apresentou “aproximação” ao PS no IRC e IRS jovem

2 horas atrás 22

A garantia foi deixada pelo primeiro-ministro, após reunir com Pedro Nuno Santos. A proposta de redução no IRC cai assim para 1%.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, fala aos jornalistas após a reunião do Conselho de Ministros sobre o Plano de emergência e transformação na saúde, realizada na Residência Oficial, em São Bento, Lisboa, 29 de maio de 2024. FILIPE AMORIM/LUSAfilipe a

Luís Montenegro apresentou a Pedro Nuno Santos um “quadro de aproximação com o PS nas matérias fiscais relativas quer ao IRC, quer ao IRS dos mais jovens”

Numa declaração feita ao país na noite desta quinta-feira, o chefe de Governo fez saber que, ao nível do IRC, a proposta contempla uma diminuição na redução do IRC para “metade da taxa inicialmente prevista”, ou seja, de 2% para 1%. Com isto, o impacto financeiro da medida recua “para cerca de 330 milhões de euros”, ao invés dos 500 milhões anteriormente previstos.

Montenegro falou aos jornalistas no Palácio de São Bento, em Lisboa, depois de reunir durante a tarde com o secretário geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos. Depois das propostas de alteração ao Orçamento de Estado apresentadas na semana passada pelo maior partido da oposição, o primeiro ministro deu a conhecer ao líder socialista a contra proposta do Governo.

Ler artigo completo