Dedução de... 141 pontos? Há um clube galês às contas com isso

9 meses atrás 101

Deduções de pontos não é uma novidade no futebol internacional. Há, até, casos bem mediáticos em Ligas de topo, sendo que o mais recente envolve o Everton, da Premier League, que viu serem-lhe retirados 10 pontos no último mês de novembro.

Mas do País de Gales chega agora a história de um caso absolutamente fora do vulgar. Uma equipa do principal campeonato do país, o Pontypridd United, foi condenado a uma dedução de... 141 pontos, ainda que 135 fiquem «congelados» de forma condicional! Leu bem: 141 pontos.

Vamos ao caso. O clube galês, fundado em 1992, foi investigado e acusado pela Associação Galesa de Futebol de 18 crimes que vão da inscrição irregular de jogadores, erros na inscrição de outros, salários em atraso a quebras ilegais de contratos de trabalho. 

Um rol infinito de problemas que, depois de investigados, foram todos provados e, por isso, o Pontypridd condenado por todos eles.

Pena suspensa até 2025

Na prática, o atual penúltimo classificado da JD Premier galesa perdeu, de forma imediata, seis pontos referentes a 2022/2023 e 2023/2024. Mas o pior cenário continua em cima da mesa, uma vez que a dedução dos «restantes» 135 pontos entra imediatamente em vigor caso o clube utilize qualquer um dos jogadores inscritos irregularmente até à temporada de 2024/2025.

«Uma investigação da Associação de Futebol do País de Gales sobre a situação contratual dos jogadores do Pontypridd United foi realizada após reclamações feitas por jogadores sobre supostas violações de seus contratos profissionais», lês no comunicado da Associação galesa, destacando um dos pontos centrais desta condenação.

Para já, e de forma esperada, o clube de Pontypridd, cidade que fica a norte de Cardiff, capital do País de Gales, refuta todas as acusações e promete recorrer da decisão da Associação Galesa de Futebol.

Para isso, o responsáveis pediram uma avaliação independente que provou que «foram cometidas violações inadvertidas causadas por falha na operação do sistema Comet. Nenhuma vantagem desportiva resultou desse fracasso», lê-se no comunicado do clube.

Caso se confirme a dedução dos 141 pontos até ao final da temporada de 2024/2025, este seria, de longe, a maior perda de pontos de um clube de futebol. Recorde-se que o AC Milan, a Fiorentina, a Lazio e o Luton Town perderam 30 pontos em processos passados.

Ler artigo completo