Descoberto túnel do Hamas. Israel concentra operações em Khan Younis

8 meses atrás 77

"Os soldados continuam a operar em Al-Maghazi e Khan Younis", no interior da Faixa de Gaza, e "as tropas identificaram uma célula terrorista armada e frustraram a célula quando esta estava a sair de um poço".

O chefe do Estado-Maior do Exército israelita, Herzi Halevi, que visitou o centro da Faixa de Gaza na quarta-feira, afirmou que “os combates no terreno decorrem no subsolo, num território muito complexo, contra um inimigo que preparou a sua defesa durante um período muito longo e de forma muito organizada”.

Nas redes sociais, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) revelaram que “o vasto túnel subterrâneo escavado pela organização terrorista Hamas sob a cidade de Khan Younis, era usado pela organização terrorista para manter reféns”.

Underneath the city of📍Khan Yunis, IDF troops exposed an underground tunnel confirmed to have held Israeli hostages.

The tunnel was connected to an extensive network beneath a civilian area. Millions of shekels are estimated to have been invested in excavating the tunnel and… pic.twitter.com/MsnbrCsn7w

— Israel Defense Forces (@IDF) January 11, 2024
Segundo as IDF, “o túnel estava ligado a uma extensa rede de galerias subterrâneas sob uma área civil da cidade. Estima-se que milhões de shekels tenham sido investidos na escavação e no seu equipamento com sistemas de ventilação, fornecimento de eletricidade e canalização. Após a investigação, foi possível confirmar que os reféns israelitas se encontravam no interior”.

Durante os combates, as tropas israelitas localizaram mais de 300 entradas de túneis, algumas das quais conduzem a áreas subterrâneas que são usadas como instalações de armazenamento de armas.

“Até agora, mais de 100 túneis foram desmantelados e desativados. Em alguns, os terroristas foram abatidos”, acrescenta o comunicado.

Ler artigo completo