Desemprego mundial deverá crescer ligeiramente em 2024, conclui OIT

9 meses atrás 80

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que o desemprego a nível mundial deverá subir para 5,2% este ano, acima de 5,1% em 2023.

O desemprego a nível global deverá subir para 5,2% este ano, devido sobretudo a um aumento do desemprego nas economias avançadas, conclui a Organização Internacional do Trabalho (OIT) numa análise divulgada esta quarta-feira, citada pela “Reuters”.

As previsões deste organismo para este ano apontam para que o número de pessoas desempregadas suba em dois milhões, elevando a taxa de desemprego global para 5,2%, em comparação com 5,1% em 2023.

“Projetamos uma queda modesta no desempenho dos mercados laborais, em parte devido ao facto de o crescimento da economia estar a abrandar em todo o mundo”, afirma Richard Samans, diretor do departamento de research da OIT.

O organismo das Nações Unidas refere que após o crescimento registado pelos países à medida que recuperavam da pandemia, o crescimento da produtividade laboral voltou rapidamente ao ritmo baixo observado na última década.

O relatório diz ainda que se prevê poucos ganhos no emprego entre os países de rendimento médio-alto durante os próximos dois anos. Já nos países de baixo rendimento e de rendimento médio-baixo, os ganhos permanecerão significativos.

“A situação é particularmente preocupantes nos países de rendimento alto, onde se estima que o crescimento do emprego seja negativo em 2024 e apenas deverá registar melhorias ligeiras em 2025”, conclui.

Ler artigo completo