Desmobilizado protesto que ocupou Faculdade de Ciências do Porto

4 meses atrás 69

21 mai, 2024 - 08:10 • Ana Fernandes Silva , João Malheiro

No interior da faculdade, nomeadamente nos corredores, escadas e em pelo menos uma das salas, mantinham-se cerca de 25 estudantes.

O protesto na Faculdade de Ciências da Univerdade do Porto contra a manutenção da academia com Israel foi desmobilizado esta terça-feira, depois de cinco dias de ocupação.

Os manifestantes que ocupavam o edifício estão a sair do local depois de uma intervenção da PSP. A desmobilização decorre sem incidentes.

No interior da faculdade, nomeadamente nos corredores, escadas e em pelo menos uma das salas, mantinham-se cerca de 25 estudantes, num cenário que, esta segunda-feira, impossibilitou o normal decurso das aulas.

O protesto teve o primeiro momento em oito de maio, quando cerca de meia centena de estudantes exigiram diante da reitoria da UP o corte de relações entre a academia e o Estado de Israel.

A ação faz parte da luta internacional de protesto estudantil que se iniciou em universidades norte-americanas e já se estendeu a instituições de ensino superior em várias cidades europeias, do Canadá, México e até Austrália, a exigir o fim da ofensiva israelita na Faixa de Gaza.

Ler artigo completo