“Despesista”. Rui Rio critica OE por dar “para lá possibilidades”

2 horas atrás 19

O antigo líder social-democrata criticou ausência de um “forte incentivo à poupança”: “Nunca houve nos Orçamentos do PS, e aqui também não há. À poupança das famílias, das empresas e do Estado”.

O antigo líder do PSD, Rui Rio, criticou o Orçamento de Estado apresentado pelo Governo da Aliança Democrática e criticou um documento que considera ser “despesista” em que o primeiro-ministro “vai dando para lá das possibilidades” e não incentiva a poupança.

“Nunca houve nos Orçamentos do PS, e aqui também não há: um forte incentivo à poupança. À poupança das famílias, das empresas e do Estado”, criticou Rui Rio em entrevista à Rádio Renascença.

O antigo líder político e economista de profissão, deu ainda ênfase às alterações promovidas em torno dos certificados de aforro: “As alterações que este Governo agora aprovou não têm a ver com a rendibilidade do próprio certificado de aforro, não se mexeu na taxa de juro. Podia e devia, sinceramente”.

Sobre este tema, Rui Rio sublinhou que nunca percebeu as mudanças que foram efetuadas neste produto por parte do Governo anterior e que acredita que este Executivo “ia fazer um ajustamento, dando um empurrão aos certificados”,

Este antigo líder político considera que seria importante dar um impulso aos certificados de aforro: “É um produto que as pessoas que não estão por dentro do campo do investimento, recorrem com facilidade. Essa é uma das medidas que podia ser tomada para o reforço da poupança”, frisou.

Ler artigo completo