Detidas 24 pessoas na Catalunha por fraude de quase 8 milhões à SS

5 meses atrás 87

A polícia nacional espanhola deteve 24 pessoas em Barcelona e Girona por uma fraude à Segurança Social de mais de sete milhões e meio de euros.

Segundo o TeleCinco, outras 14 pessoas não detidas também estão a ser investigadas pelos crimes de fraude, usurpação de bens e peculato.

A investigação iniciou-se em outubro de 2023, após a receção de diversas denúncias de ações irregulares praticadas por administradores de diversas empresas.

As pessoas investigadas não pagaram a sua própria Segurança Social, nem a dos seus trabalhadores, aumentando assim a margem de lucro na atividade comercial e os consequentes prejuízos para a Segurança Social.

As autoridades conseguiram apurar a participação criminosa de 46 pessoas singulares, maioritariamente administradores das empresas, os seus testas de ferro ou intermediários e trabalhadores ou familiares das anteriores, estando acusados ​​sobretudo de crimes contra a Segurança Social. 
 
O prejuízo económico total causado à Segurança Social por todas as diferentes redes de empresas criadas para evitar pagamentos obrigatórios ascende a 7.712.160,74 euros, valor que teria aumentado se não fosse a atuação policial.

Leia Também: Mulher burlada em 150 mil euros por 'falso' amigo através da internet

Ler artigo completo