Dia 12 dos Jogos Olímpicos: acompanhe tudo em direto

1 mes atrás 58

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

13:36

Siga toda a ação no maior evento desportivo do mundo

Ao Minuto

há 3 min 13:36

Skate: Thomas Augusto cai e está fora da final do Park

Acabou a passagem de Thomas Augusto pelos Jogos Olímpicos. O português caiu em duas das suas runs, fez uma boa performance na única que concluiu, mas os 81.75 pontos serão insuficientes para o apuramento para a decisão, onde participam os 8 melhores.

há 10 min 13:28

Skate: Thomas Augusto faz boa tentativa

O português tem uma run muito boa, mas o júri apenas dá 81.75 pontos. O público não gosta e assobia.

há 20 min 13:19

Skate: Thomas Augusto arrisca e cai na primeira tentativa

Não correu bem a primeira tentativa de Thomas Augusto. O português arriscou e acabou por cair.

há 23 min 13:16

Skate: Thomas Augusto entra agora em ação nas eliminatórias do Park

há 37 min 13:01

Teresa Portela saiu com "bons indicadores": «Estou a meio segundo das melhores do mundo»

Teresa Portela precisou de ir aos quartos-de-final para chegar às meias-finais do K1 500, mas essa necessidade de duas provas no dia de hoje era já algo esperado para a portuguesa. Na análise à sua segunda prova, que a colocou na ronda seguinte ao ser 4.ª, a canoísta assumiu que tinha a noção de que seria difícil avançar direto, mas nem assim ficou desanimada. Antes pelo contrário.

"Era muito previsível, pois fui com a 2.ª e a 3.ª do Mundial. Foi um cruzamento ao lado. Já estava à espera, mas disse ao meu treinador 'vou tentar ir o mais forte possível para ver se estou na luta das melhores'. Elas são favoritas, gostei por isso. Não foi uma prova perfeita, se calhar para elas também não. O facto de ter ficado tão perto das candidatas à medalha foi um bom sinal", assumiu, à RTP.

Objetivo para as meias-finais

"Passar à final. Gostava muito, vamos ver como são os sorteios das meias-finais. É sempre uma lotaria, passam as duas primeiras. Tenho bons indicadores, senti que agora foi controlado. Senti-me bem. Agora não tenho nada a perder. É tentar dar o meu melhor. Estou tranquila com o que fiz até agora.

"Quando vi a minha eliminatória, sabia que provavelmente seria terceira. Disse a toda a gente 'não tenho medo delas, vou tentar ver como ver como estou'. E estou a meio segundo das melhores do mundo. Por isso acho que é positivo. Mas não garante nada, nem a mim nem ninguém"

Mais uns Jogos, o que a move?

"Tenho-me sentido muito bem nos treinos. Gosto muito de treinar. As competições é que me arrependo sempre da decisão [risos]. É uma prova muito duro, exigente, que faço desde Pequim. É muito exigente. Estou aqui muito desgastada. Neste último ano senti que podiam ser os últimos Jogos e se era para ir a Paris era na melhor forma. É essa sensação de superação, que estou bem dá-me vontade de vir cá e de me sentir mais uma vez a superar"

há 54 min 12:45

Canoagem: Teresa Portela garante presença nas meias-finais do K1 500

A portuguesa Teresa Portela apurou-se para as meias-finais do K1 500 dos Jogos Olímpicos Paris'2024, ao ser 4.ª na sua eliminatória dos quartos-de-final.

Em Vaires-sur-Marne, a portuguesa fechou a sua prova em ritmo de gestão em 1:52.40 minutos, mais lenta do que o registo das eliminatórias, onde falhou o apuramento direto para as meias-finais por apenas 1 décimo (1:51.03).

As meias-finais disputam-se no sábado, pelas 9:30.

há 1 horas 12:36

Canoagem: Teresa Portela agora em ação

A portuguesa Teresa Portela volta à água nos quartos-de-final do K1 500, para uma série na qual tem de ser uma das cinco primeiras para se apurar para as 'meias'.

há 1 horas 12:29

Escalada: polaca Aleksandra Miroslaw conquista ouro na velocidade

A polaca Aleksandra Miroslaw conquistou o ouro na prova de velocidade na escalada, com uma atuação sensacional perante a chinesa Deng Lijuan. A polaca, que tinha batido o recorde mundial na segunda-feira nesta subida de 15 metros (6.10), repetiu a marca nesta final, ao ganhar contra os 6.18 da asiática.

| Ze was de absolute topfavoriet, maar ze wint hem! Aleksandra Miroslaw verbrak maandag al het wereldrecord en nu pakt ze het goud! ? ? #Paris2024

Stream Paris 2024 op HBO Max pic.twitter.com/PrABCySC3L

— Eurosport Nederland (@Eurosport_NL) August 7, 2024

há 1 horas 12:17

Vasco Vilaça e Melanie Santos com infeções gastrointestinais dias depois da estafeta mista

Os portugueses Vasco Vilaça e Melanie Santos desenvolveram nos últimos dias sintomas de infeção gastrointestinal, depois de terem disputado as provas de triatlo, informou o Comité Olímpico de Portugal (COP).

De acordo com o COP, Vasco Vilaça tem sintomas mais agudos do que Melanie Santos, embora ambos estejam estáveis. "O Comité Olímpico de Portugal (COP) informa, através da sua Direção de Medicina Desportiva, que o atleta Vasco Vilaça desenvolveu, nas últimas horas, sintomas compatíveis com infeção gastrointestinal no decorrer da sua estadia nos Jogos Olímpicos Paris'2024", referiu o COP.

O organismo informa ainda que "o quadro clínico é estável e todas as medidas estão a ser tomadas por parte da equipa de saúde COP, para a monitorização e prover, na Aldeia Olímpica, o tratamento conservador devido ao atleta". "Durante os últimos dias, também a atleta Melanie Santos desenvolveu sintomatologia idêntica, mas de forma menos aguda", adiantou o COP, que "está atento e a proporcionar os melhores cuidados de saúde aos seus atletas".

Segundo o COP, "a World Triathlon, federação internacional da modalidade, garantiu, nos dias de competição de triatlo, que a avaliação da qualidade da água cumpria com os regulamentos definidos". "Não obstante o cumprimento dos limites de segurança exigidos, a presença de alguns dos parâmetros avaliados comporta um risco de infeção neste contexto ambiental", concluiu o COP.

A qualidade da água do Rio Sena obrigou ao cancelamento dos treinos de ambientação do segmento de natação do triatlo, com a prova masculina a ser adiada um dia.

há 1 horas 12:13

Hóquei em campo: jogador australiano detido ao tentar comprar cocaína em Paris

O australiano Thomas Craig, da equipa australiana de hóquei em campo, foi preso na noite de ontem nas ruas de Paris, quando tentava comprar cocaína. A informação foi inicialmente adiantada pelo 'Daily Telegraph' e posteriormente confirmada pelas autoridades - à emissora 7NEWS -, que dão conta da apreensão do australiano, com uma grama de cocaína em sua posse e ainda de um outro homem, que no caso tinha 75 comprimidos de ecstasy.

Esta situação surge poucos dias depois do afastamento dos australianos do torneio masculino de hóquei em campo, onde os Kookaburras tentavam melhorar ou repetir a medalha de prata conseguida há três anos em Tóquio. Quanto a Craig, tem mais de 100 internacionalizações e fez precisamente parte dessa equipa nos Jogos de 2020.

há 2 horas 11:36

Insólito: público estava a gritar por Léon Marchand. LeBron pensou que era para si

Os instantes finais do Brasil-Estados Unidos de basquetebol ficaram marcados por um momento insólito. A 3 minutos do final, as câmaras apanharam e focaram o nadador Léon Marchand, uma das maiores figuras destes Jogos, com cinco medalhas, quatro delas de ouro. De imediato o público reagiu e começou a cantar "Léon, Léon". Ora, no banco dos americanos estava LeBron James, que naquele momento pensou que era para si e... agradeceu.

Instantes depois, para resolver o mal entendido, o público alterou o cântico para... Léon Marchand! Assim não havia dúvidas!

Crowd started cheering and LeBron thought it was for him, but it was for gold medal french swimmer Léon Marchand in the crowd pic.twitter.com/Z0e5lHMrQ0

— ??T ??IG?T (@itsAntWright) August 6, 2024

há 2 horas 11:30

Skate: arrancam as preliminares

Thomas Augusto, o português presente na prova de Park, entra em ação na terceira ronda de qualificação.

há 2 horas 11:27

Atletismo: vítimas de queda vão à final

A final dos 5.000 metros vai ter 20 atletas, ao invés dos habituais 16. É que a organização decidiu seguir o procedimento habitual nestas situações e atribuiu a qualificação aos quatro atletas que foram prejudicados pela queda na primeira série. Assim, Dominic Lokinyomo Lobalu, George Mills, Mike Foppen e Thierry Ndikumwenayo estão na decisão. Lobalu, suíço que compete pela equipa de refugiados, afinal, esteve também envolvido na queda, daí ter acabado longe da frente. A final corre-se no sábado.

há 2 horas 11:21

Programa das modalidades coletivas

Andebol (Quartos-de-final masculinos)

Espanha-Egito, 29-28
12:30 - Alemanha-França
16:30 - Dinamarca-Suécia
20:30 - Noruega-Eslovénia

Basquetebol (quartos-de-final femininos)

10:00 - Sérvia-Austrália
13:30 - Espanha-Bélgica
17:00 - Alemanha-França
20:30 - Nigéria-Estados Unidos

Hóquei em campo (meias-finais femininas)

13:00 - Holanda-Argentina
18:00 - Bélgica-China

Voleibol (meias-finais masculinas)

15:00 - Polónia-Estados Unidos
19:00 - Itália-França

há 2 horas 11:14

Francesa bateu recorde europeu e depois... pediu namorado em casamento

A francesa Alice Finot fez ontem história, ao tornar-se na primeira europeia a baixar dos 9 minutos nos 3.000 metros obstáculos. Bateu o recorde francês e o europeu, claro, e depois da prova tinha mais uma cartada bem guardada. Aproximou-se do seu namorado, que estava na bancada, e ali, perante 70 mil pessoas, pediu-o em casamento!

Alice Finot en los 3000 con obstáculos quedó en cuarto puesto, récord de Europa y pidió la mano de su novio pic.twitter.com/jOB65AXs8v

— Josef Ajram Tares (@josefajram) August 7, 2024

há 2 horas 11:05

Atletismo: definidos finalistas do salto em altura

Apesar dos sustos, o qatari Mutaz Essa Barshim e o italiano Gianmarco Tamberi avançam para a final do salto em altura. O qatari superou os 2.27 e o italiano os 2.24. A marca de qualificação era 2.29, mas ninguém lá chegou. A final está marcada para a noite de sábado.

há 2 horas 10:55

Atletismo: o que faz um cameraman no meio da pista durante os 5.000 metros?

Afinal a segunda série dos 5.000 metros teve uma pequena incidência. Numa altura em que o pelotão fazia a curva, um cameraman surgiu na pista 2 e, como se nada fosse, continuou a andar. Os atletas que por ali passavam, a um ritmo já considerável, tiveram de fazer um desvio...

Plenty going on in that 5000 heat. A few spills, and old mate Joe the Cameraman almost brings the field down.#OlympicGames pic.twitter.com/WXkGQKpC6S

— Darren Clayton (@Dashman01) August 7, 2024

há 2 horas 10:50

Atletismo: Jakob Ingebrigtsen domina 2.ª série dos 5.000 metros

Pouco mais de 12 horas depois de ter sido 4.º numa frenética final dos 1.500 metros, Jakob Ingebrigtsen voltou à pista para vencer a sua série das meias-finais dos 5.000 metros em 13:51.59 minutos, com um último quilómetro em 2:24 e uma última volta em 54 segundos. Não houve grandes incidências nesta série, com exceção de uma queda que tirou o norte-americano Abdihamid Nur da prova. O francês Yann Schrubm, em 11.º, com 13:53.27, fica de fora.

há 2 horas 10:44

Atletismo: Mutaz Barsham lesiona-se e Gianmarco Tamberi dá grande exemplo de fair play

Que manhã! Mais um momento dramático no atletismo, com o campeão olímpico do salto em altura, o qatari Mutaz Barsham, a lesionar-se numa das suas tentativas a 2.24 metros. Agarrou-se de imediato ao gémeo e, nesse momento, aconteceu algo que todos gostamos de ver: um rival a tentar ajudar o outro. No caso o italiano Gianmarco Tamberi, que rapidamente se apressou a tentar perceber o que se passava com Barsham.

há 2 horas 10:40

Andebol: Espanha garante 'meias' após batalha com o Egito

A Espanha acaba de apurar-se para as meias-finais do torneio masculino de andebol, ao derrotar o Egito no primeiro jogo do dia, que teve emoção até ao último instante. Os espanhóis ganharam por 29-28 - após prolongamento -, mas a um minuto do final do tempo regulamentar estavam a perder. Valeu aí o golo salvador de Ian Tarrafeta, a 31 segundos do final, que fixou o 25-25 e forçou o prolongamento.

No tempo, houve golos de parte a parte, até Aleix Gomez, a 25 segundos do final, fez o tento decisivo, para fixar o 29-28 final.

Mohamed Aly, guarda-redes do Sporting, esteve a tempo inteiro na baliza egípcia, com 12 defesas a 38 disparos, com eficácia de 32%.

há 3 horas 10:35

Luana Alonso em nova polémica: «Quero representar os EUA, não me dá gosto competir pelo Paraguai»

Luana Alonso continua a envolver-se em polémicas atrás de polémicas. Após ter sido alegadamente expulsa da Aldeia Olímpica a pedido do Comité Olímpico do Paraguai, a jovem nadadora de apenas 20 anos voltou a prestar declarações polémicas na sequência do seu afastamento. Agora, através de um direto feito na sua página oficial do Instagram, a atleta, que havia anunciado a sua retirada da natação, assumiu que gostava de representar os Estados Unidos: "Quero mais representar os Estados Unidos", atirou a nadadora que vive no Texas.

Leia o artigo na íntegra.

há 3 horas 10:33

Atletismo: queda provoca caos no final da primeira eliminatória dos 5.000 metros

Mais drama? Agora no atletismo! Três atletas caem nos últimos metros da primeira eliminatória dos 5.000 metros (George Milles, Mike Foppen, Thierry Ndikumwenayo) e ficam fora dos 8 primeiros, que avançam para a final. Hugo Hay, o francês que 'provocou' tudo, consegue acabar e em 7.º.

É possível que haja algum tipo de decisão para colocá-los na final por ter sido um incidente a ditar este resultado, mas ainda é uma incógnita.

Quem fica de fora é o francês Jimmy Gressier, o recordista nacional e um dos melhores da Europa, tal como o suíço Dominic Lobalu, aqui a competir pela equipa de refugiados, que foi 15.º. E também Mohammed Ahmed, prata em Tóquio'2020, que sofreu também uma queda nas voltas anteriores.

há 3 horas 10:17

Luta: indiana desclassificada antes da final por falhar peso

Uma notícia algo dramática aquela que nos chega do torneio de luta. A indiana Vinesh Phogat, que ontem se apurou para a final de luta livre 50kg, ao derrotar a cubana Yusneylis Guzman López, foi esta manhã desclassificada, por ter falhado o peso na pesagem matinal (por "algumas gramas", segundo o comité indiano). Desta forma, Guzman López avança para a final e defrontará mais logo a norte-americana Sarah Hildebrandt.

It is with regret that the Indian contingent shares news of the disqualification of Vinesh Phogat from the Women’s Wrestling 50kg class. Despite the best efforts by the team through the night, she weighed in a few grams over 50kg this morning. No further comments will be made…

— Team India (@WeAreTeamIndia) August 7, 2024

há 3 horas 10:11

Teresa Portela falhou 'meias' por uma unha negra

há 3 horas 10:11

A atuação que colocou Fernando Pimenta nas 'meias' do K1 1000

há 3 horas 10:06

Atletismo: italiano Tamberi em ação

Já se disputa a ação no programa matinal no atletismo, com o maior destaque a residir no salto em altura, com o italiano Gianmarco Tamberi presente. Campeão olímpico de Tóquio, em igualdade com Mutaz Barsham, o italiano tem tido semanas recentes complicadas e há 3 dias estava hospitalizado. Hoje de manhã está no Stade de France e já superou duas fasquias, aos 2.15 e 2.20. O apuramento direto está fixado nos 2.29.

há 3 horas 09:57

Fernando Pimenta agradece apoio que recebeu: «Fizeram-me chorar antes da prova»

"Queria passar diretamente, para não fazer outra prova. Tinha ali dois atletas com quem nunca competi, o neutro e o americano, que foi campeão mundial Sub-23 há 15 dias. No início estava ansioso por isso, mas tentei desfrutar ao máximo. Quero agradecer a energia aos portugueses, que me fizeram chorar antes da prova. Foi muito emocionante. Estava ali a uns segundos de largar e começaram a gritar Portugal e Pimenta. Vieram-me as lágrimas aos olhos... Mas depois fui tentar focar ao máximo na minha prova"

Condições da pista

"É uma pista com condições para ser rápida. Não sei o tempo que fiz, mas a pista é bastante rápida. Ainda assim, cria instalidade, senti isso, mas acabei por conseguir fazer uma boa prova e gestão. Agora é descansar, fazer mais uns treinos de adaptação para conseguir no sábado fazer uma boa meia final e lutar pela final"

Tempo feito, 3:29

"Tempo razoável, não é mau"

Sente o peso da responsabilidade?

"Peso não sinto, muito sinceramente. Sinto uma energia bastante positiva dos portugueses. Uma onda bastante forte. Todos falam de medalhas e na terceira, de ouros, mas nós estamos aqui com um nível muito alto no K1 1000. Há atletas novos, a arriscar mais um pouco, não têm nada a perder. Os que têm currículo têm. O objetivo é dar o meu melhor. Não faço promessas. A única promessa que fiz foi amor eterno à minha mulher. Aos portugueses, faço o que tenho vindo a fazer: dar o meu melhor e dar o máximo pelos portugueses. Claro que quero dar um bom resultado aos portugueses".

há 3 horas 09:45

Canoagem: Fernando Pimenta domina série e garante apuramento direto para as 'meias' de K1 1000

Sem surpresas, Fernando Pimenta avança diretamente para as meias-finais do K1 1000, ao vencer a sua série das eliminatórias em 3:29.76 minutos, à frente do 'neutro' Uladzislau Kravets, que fez 3:32.07.

há 4 horas 09:34

Canoagem: Fernando Pimenta a seguir

Esperemos agora que Fernando Pimenta tenha melhor sorte. O medalha de bronze de Tóquio'2020 entra já em cena na primeira série dos K1 1000, onde terá a missão de ser um dos 2 primeiros para se apurar diretamente para as 'meias'.

há 4 horas 09:29

Atletismo: Espanha conquista ouro na inédita estafeta mista de marcha

Com Álvaro Martín e Maria Pérez, a Espanha conquistou o primeiro título olímpico de sempre da estafeta mista de marcha. Os espanhóis fecham a sua prova em 2:50:31 horas, com vantagem de 51 segundos para o Equador e 1:07 para a Austrália.

há 4 horas 09:29

Canoagem: Teresa Portela falha apuramento direto para as 'meias' do K1 500 por 1 décimo de segundo

Por um décimo de segundo! Teresa Portela acaba de falhar o apuramento direto para as meias-finais do K1 500 por uma unha negra, ao ser batida no sprint final pela dinamarquesa Emma Aastrand Jorgensen, que juntamente com a húngara Tamara Csipes segue diretamente para a ronda seguinte.

há 4 horas 09:22

Canoagem: Teresa Portela agora em ação

A portuguesa entra em cena no K1 500. Na sexta série das eliminatórias. Apuram-se para as meias-finais as duas primeiras e as restantes seguem para os quartos de final.

há 4 horas 09:20

Jenni Hermoso após derrota com o Brasil: «Sofremos 4 golos de uma equipa que não joga futebol»

"Sofremos quatro golos de uma equipa que, para mim, não joga futebol. Mas no final de contas o que conta são os golos". Foi assim, de forma brutal, que Jenni Hermoso reagiu a quente à eliminação espanhola diante do Brasil nas meias-finais do torneio olímpico feminino de futebol. Palavras fortes, no calor do momento, que rapidamente levaram a reações vindas do Brasil.

— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) August 6, 2024

há 4 horas 08:56

A atuação que coloca a China no topo da natação artística

há 4 horas 08:54

Para começar o dia a rir...

Se há momento em que as palavras são escusadas é este. As imagens falarão sempre mais porque, de facto, a situação é bizarra.
 
Durante a transmissão do duelo entre Estados Unidos e Alemanha dos Jogos Olímpicos, a emissão cortou para imagens de Thomas Müller a brincar com um cavalo durante uns segundos e voltou depois à ação do torneio olímpico. Alguém se enganou na régie...

Ja und jetzt sehe ich hier gerade Thomas Müller mit einem Pferd pic.twitter.com/WdrbC5Mwxv

— Raúl Babodilla (@BabodillaRaul) August 6, 2024

há 5 horas 08:37

Atletismo: estafeta mista de marcha em andamento

O primeiro evento de medalhas do dia está quase a terminar. Trata-se da estafeta mista de marcha, uma novidade no programa que, até ver, até está a ser um sucesso. Vai na frente a Espanha com 3 segundos de avanço para a Espanah e 47 para a Itália, isto já dentro do derradeiro segmento. A distância desta estafeta são os 42.195 quilómetros da maratona.

há 5 horas 08:31

As finais do dia

Atletismo
06:30: Estafeta mista de marcha
17:15: salto com vara feminino
19:25: lançamento do disco masculino
20:20: 400 metros masculinos
20:43: 3.000 metros obstáculos masculinos

Boxe
21:34: 63.5kg masculinos
21:51: 80kg masculinos

Ciclismo
17:23: perseguição por equipas masculina
18:17: perseguição por equipas feminina

Escalada
11:54: velocidade feminina

Luta
18:30: Greco-Romana 77kg masculinos
19:05: Greco-Romana 97kg masculinos
19:50: Luta livre 50kg femininos

Halterofilismo
14:00: 61kg masculinos
18:30: 49kg femininos

Natação artística
18:30: Rotina acrobática por equipas

Skate
16:30: park masculino

Taekwondo
19:19: -49kg femininos
19:34: -58kg msaculinos

Vela
11:13: Dinghy feminino
12:13: Dinghy masculino
13:43: Multihull misto
14:43: Dinghy misto

há 5 horas 08:11

Eis o programa dos portugueses

8:30 - Teresa Portela (Canoagem - K1 500 metros, eliminatórias - heat 6)
9:40 - Fernando Pimenta (Canoagem - K1 1.000 metros, eliminatórias - heat 1)
11:00 - Diogo Costa/Carolina João (Vela - 470, medal race)
11:00 - Mafalda Pires de Lima (Vela - kite, regatas 6, 7, 8, 9, 10 e 11)
11:30 - Thomas Augusto (Skate - park, preliminares)
12:30 - Teresa Portela (Canoagem - K1 500 metros, quartos de final) c)
13:10 - Fernando Pimenta (Canoagem - K1 1.000 metros, quartos de final) c)
16:30 - Thomas Augusto (Skate - park, final) a)
18:15 - Pedro Pichardo (Atletismo - triplo salto, qualificação)
18:15 - Tiago Pereira (Atletismo - triplo salto, qualificação)

a) Caso se qualifique.
b) Horário de participação ainda a definir.
c) se necessário

há 5 horas 08:10

Arranca mais um dia!

Bom dia! Sejam bem-vindos ao direto de acompanhamento de mais um dia nos Jogos Olímpicos Paris'2024. Um dia importante para Portugal, pois marca a entrada em cena de Fernando Pimenta e Pedro Pichardo, duas das maiores esperanças lusas para a obtenção de medalhas. Fique por aí para ficar a par de tudo.

Por Fábio Lima

Notícias Vídeos Diretos Fotos
Ler artigo completo