Diretor do jornal russo Novaya Gazeta detido em Moscovo

6 meses atrás 51

O diretor do jornal russo independente Novaya Gazeta, Sergei Sokolov, foi detido em Moscovo, esta quinta-feira, acusado de "desacreditar" o exército russo. 

A informação foi confirmada pela publicação, que diz que Sergei Sokolov foi detido por violar as leis de censura em tempos de guerra.

O The Moscow Times escreve que o jornalista, que substituiu Dmitri Muratov, galardoado com o prémio Nobel da Paz, na direção do Novaya Gazeta no ano passado, pode ser multado em até 200 mil rublos (mais de 2 mil dólares). 

O caso deverá ser ouvido no Tribunal Distrital de Petrovsky, em Moscovo, numa data ainda não conhecida. 

De notar que Novaya Gazeta suspendeu as suas operações em março de 2022, depois de o Kremlin deixar um aviso para a cobertura da invasão na Ucrânia. Em setembro desse ano, as autoridades russas proibiram o jornal, tendo bloqueado o seu site na Internet, e revogado as licenças de imprensa. 

Face ao sucedido, antigos funcionários lançaram uma edição europeia do jornal de forma a evitar a censura das autoridades russas. Contudo, esta publicação europeia, registada na Letónia, não está oficialmente ligada ao jornal original Novaya Gazeta, que continuou a publicar reportagens através do seu canal na aplicação de mensagens Telegram e no YouTube.

Sokolov foi eleito o novo diretor do Novaya Gazeta em novembro, depois de Muratov se ter demitido ao ser declarado "agente estrangeiro" pelas autoridades russas. Na altura era adjunto de Muratov.

Leia Também: O que se passa na Transnístria e o que levou ao pedido de ajuda à Rússia?

Ler artigo completo