Do KITT ao Eleanor. Personagens de quatro rodas que ganharam nome próprio

8 meses atrás 85

Há carros «estrelas» de cinema e televisão que até tiveram direito a nome próprio. Recorda-se deles todos? E lembra-se de mais algum?

Ainda se lembra dos primeiros carros que viu na televisão? E das suas «personagens»? Hoje trazemos-lhe um artigo para relembrar algumas das suas alcunhas.

Se ainda não conhece alguns destes «figurantes de quatro rodas»: Alerta Spoilers. No entanto, aconselhamos vivamente que vá conhecer… urgentemente.

1. Herbie

O simpático Volkswagen Carocha, já de si uma alcunha para o Type 1, seria também conhecido por “Herbie”, um Carocha de corridas que era a principal atração do filme The Love Bug, de 1968.

Volkswagen Carocha HerbieCarocha como estrela de cinema? Também foi. Mas aqui chamem-no de Herbie…

Este carro cheio de personalidade leva-nos numa viagem que explora a relação entre homem e máquina. Foram vários os filmes com Herbie como protagonista, com o último a ter chegado ao grande écran em 2005 no Herbie: Fully Loaded.

2. General Lee

O General Lee é um Dodge Charger (1969) que disparou para a fama na série The Dukes of Hazzard, que começou a ser emitida 1978. É um dos muscle cars mais famosos de sempre.

dodge charger General Lee

Durante as sete temporadas e 147 episódios da série estima-se que tenham sido destruídos cerca de três centenas de Dodge Charger, provocando até uma escassez de unidades disponíveis para venda durante a produção da série.

Não admira que tantos tenham sido destruídos: o General Lee passava mais tempo andar de lado e a «voar».

3. K.I.T.T

O K.I.T.T ou o “Knight Industries Two Thousand”, foi o protagonista na série Knight Rider (O Justiceiro), em 1982.

KITT Super Pursuit ModeSuper Pursuit… YEAH!

O Pontiac Firebird Trans Am era o «companheiro» de Michael Knight, interpretado por David Hasselhoff, e ajudava-o a estabelecer a lei e a ordem.

Um carro que andava sozinho e falava, dava saltos (Turbo Boost) e tinha um modo Super Pursuit (Super Perseguição)… Quantas crianças não sonharam ter o K.I.T.T.?

4. Ecto-1

O Ecto-1 que protagonizou o filme Ghostbusters, em 1984, é mais um dos modelos que era impossível deixar de fora desta lista.

Ecto-1 Ectomobile Caça-Fantasmas perfil

Este Cadillac Miller-Meteor era o veículo de emergência dos Caça-Fantasmas, tendo sido adaptado com esse propósito para a gravação do filme.

5. Christine

O modelo Plymouth Fury, que fez parte do filme Christine, em 1983, interpreta um carro… demoníaco. A história de um carro «vivo» e possuído por forças demoníacas só podia vir da mente do autor Stephen King.

Christine, Plymouth Fury, 1958

Durante a produção do filme foram usados 23 automóveis, entre o protagonista Plymouth Fury, assim como outros dois modelos da Plymouth contemporâneos, o Belvedere e o Savoy, que eram versões mais acessíveis do mesmo carro.

6. BluesMobile

O BluesMobile é um Dodge Monaco, que protagonizou o filme The Blues Brothers em 1980.

Nos ecrãs, este carro tem a capacidade de realizar algumas ações aparentemente impossíveis como saltar pontes, fazer mortais para trás e até «voar» (ainda que por curtos períodos de tempo).

BluesMobile© DowntownMe

Ao longo do filme o carro é utilizado pelos Blues Brothers (personagens principais) para fugir a alta velocidade de quem os persegue… por norma, da polícia.

Veja ainda: Velhos são os trapos. Peugeot 405 continua a ser produzido

7. MirthMobile

No filme cómico Wayne’s World, de 1992, o MirthMobile é «interpretado» por um AMC Pacer de 1976.

MirthMobile©Thomas R Machnitzki

O AMC Pacer já tinha uma certa fama devido à sua imagem. Considerado futurista quando foi lançado, acabou por ser presença assídua nas listas de carros mais feios de sempre.

Claro que teria de ser o carro de um dos protagonistas do filme, Garth Algar (interpretado por Dana Carvey), que não se coibiu de personalizá-lo com uma chamas pintadas nas portas.

8. Greased Lightning

O carro que protagonizou o célebre filme musical Grease, de 1978, era um Ford Deluxe. No filme, o Greased Lightning começou como um carro velho que foi recuperado e modificado para ser um carro de street racing.

Grease Lightning no filme Grease© Grease, Paramount Pictures

Existe ainda uma música para este veículo, onde os personagens fantasiam sobre o potencial do carro antes de este ser remodelado.

Leia ainda: Leve como uma pena. Este Porsche 912 da Kamm tem apenas 699 kg

9. Eleanor

O Ford Mustang Shelby GT500, mais conhecido por Eleanor, ganhou enorme fama no filme Gone in 60 Seconds de 2000. O nome Eleanor, contudo, surgiu originalmente no primeiro Gone in 60 Seconds de 1974, estando também associado a um Mustang.

Ford Mustang Shelby GT500 EleanorFord Mustang Shelby GT500 Eleanor

Criado por Chip Foose e Steve Stanford, o Eleanor criou uma legião de fãs, dando origem não só a inúmeras réplicas, mas também a uma expressiva valorização dos modelos originais construídos para o filme. Foram feitos 11 Eleanor, tendo sobrevivido, alegadamente, apenas três.

10. Mystery Machine

A Mystery Machine (Máquina Mistério) era indissociável da série de animação Scooby Doo, emitida a partir de 1969, e continua a ser um «mistério» até aos dias que correm, uma vez que não se tem certezas de que modelo é que esta foi inspirada.

Mystery Machine

Há quem diga que é baseada num Volkswagen LT 40 de 1978 — ainda impulsionada pela geração hippie da década de 60, visível até na decoração da carrinha. No entanto, isto não está confirmado.

O mais provável é que a Mystery Machine original, a da série animada lançada em 1969, seja uma Dodge A100.

Sabe esta resposta?
Há quantos anos nasceu o primeiro automóvel da Bugatti?
Ler artigo completo