Do 'rastilho' às detenções. As imagens do caos 'em direto' no Equador

8 meses atrás 90

Foram detidos todos os homens armados que interromperam, esta terça-feira, uma emissão ao vivo de um programa de televisão no Equador.

Segundo a Associated Press (AP), as autoridades não especificaram quantos suspeitos foram detidos, explicando apenas que todas as armas e material explosivo que tinham com eles foi também apreendido.

Para além das imagens dentro do estúdio, há também fotografias que mostram o aparato policial montado fora da estação de televisão pública TC. As fotografias mostram alguns destes homens a render-se às autoridades, assim como o que parecem ser pessoas que estavam no interior do edifício a saírem.

O alerta para a situação foi dado esta tarde, quando um número desconhecido de homens encapuzados interrompeu uma emissão, fazendo reféns os funcionários que estavam na estação. Nas imagens, transmitidas pela televisão, é possível ver as pessoas no chão, sob ameaça de armas. Há ainda um vídeo no qual é possível ver um o que parece ser um pau de dinamite, assim como uma granada.

A 'resposta' do presidente

Na mesma altura, o presidente do Equador, Daniel Noboa, decretou 'Conflito Armado Interno' no país, autorizando, entre várias medidas, a intervenção do Exército e da Polícia Nacional contra organizações criminosas.

"Assinei o decreto executivo que declara o Conflito Armado Interno e identifiquei os seguintes grupos criminosos organizados transnacionais como organizações terroristas e atores não estatais beligerantes: Águilas, ÁguilasKiller, Ak47, Caballeros Oscuros, ChoneKiller, Choneros, Covicheros, Cuartel de las Feas, Cubanos, Fatales, Gánster, Kater Piler, Lagartos, Latin Kings, Lobos, Los p.27, Los Tiburones, Mafia 18, Mafia Trébol, Patrones, R7, Tiguerones", escreveu, numa publicação divulgada na rede social X, antigo Twitter.

He firmado el decreto ejecutivo declarando Conflicto Armado Interno e identifiqué a los siguientes grupos del crimen organizado transnacional como organizaciones terroristas y actores no estatales beligerantes: Águilas, ÁguilasKiller, Ak47, Caballeros Oscuros, ChoneKiller,… pic.twitter.com/rVfSTFmHlG

— Daniel Noboa Azin (@DanielNoboaOk) January 9, 2024

Mas o que levou a esta situação?

O Equador tem sido assolado com uma onda de violência nos últimos dias, que já levaram ao sequestro de, pelo menos, sete polícias. Registaram-se vários incidentes violentos, nomeadamente veículos incendiados e uma explosão perto da casa do presidente do Tribunal Nacional de Justiça do Equador. As autoridades não revelaram, contudo, quem está na origem dos ataques e se os mesmos fazem ou não parte de uma ação orquestrada.

A situação surge na sequência da fuga da prisão de um dos maiores criminosos do país, Adolfo Macias, mais conhecido por Fito. Fito é o líder do gangue Los Choneros, que terá ligações com o cartel Sinaloa, no México.

O homem foi condenado a cumprir 34 anos de prisão por crimes relacionados com o tráfico de droga e homicídio. Há dois guardas prisionais que estão a ser investigados por, alegadamente, terem ajudado nesta fuga, que aconteceu no domingo.

Leia Também: Quatro polícias sequestrados durante estado de emergência no Equador

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo