Docentes do ensino superior e investigadores reúnem com o Ministro da Educação na terça

3 meses atrás 88

Segundo o sindicato “na agenda da reunião consta a audição sobre preocupações relativamente ao ensino superior e investigação, altura em que o SNESup apresentará o pedido de abertura de negociações, destinadas a dar resposta aos problemas que afetam o setor”.

O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup), associação sindical que representa os professores do ensino superior e os investigadores científicos, reúne-se, pela primeira vez, com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação esta terça-feira, dia 18 de junho, às 14h00.

Segundo o sindicato “na agenda da reunião consta a audição sobre preocupações relativamente ao ensino superior e investigação, altura em que o SNESup apresentará o pedido de abertura de negociações, destinadas a dar resposta aos problemas que afetam o setor, como a desvalorização salarial das carreiras no ensino superior e ciência e a precariedade laboral sistémica que afeta mais de 80% dos investigadores em Portugal”.

“Em causa está, entre outros pontos, a recuperação do poder de compra perdido, no período entre 2004-2023, que se cifra em mais de 31%. Os docentes e investigadores exigem, ainda, que a progressão remuneratória horizontal seja semelhante à dos restantes trabalhadores da administração pública, ou seja, com 10 pontos até 2023 e 8 pontos a partir de 2024, para tal, é necessária a revogação, com efeitos retroativos, da prática seguida em que se exigem 6 anos consecutivos com menção máxima na avaliação de desempenho”, destacou o SNESup.

Além disso, a “reunião tem, também, como ponto de agenda a apresentação de uma proposta de revisão do Estatuto da Carreira do Ensino e Investigação Científica (ECIC) ao SNESup, dossier que foi alvo de uma proposta de revisão pelo anterior Governo, que não chegou à fase de negociação, e a quem o Sindicato enviou as suas posições, com a garantia que fariam parte da pasta de transição para a nova tutela”.

O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) estará representado por vários membros da direção, entre os quais, José Moreira, presidente do SNESup.

Ler artigo completo