Dona da Parmalat com OK da Concorrência para compra da proprietária dos queijos Paiva

3 meses atrás 77

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" à compra da Sequeira & Sequeira, proprietária dos queijos Paiva, pela BSA, sociedade-mãe do grupo Lactalis, dona de marcas como a Parmalat ou a Ucal.

Em comunicado, o regulador indica que o conselho de administração deliberou adotar "uma decisão de não oposição à operação de concentração", "uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste".

A operação, notificada a 30 de abril, consiste na aquisição pela multinacional francesa do controlo exclusivo da "holding" Sequeira & Sequeira - Comércio de Produtos Alimentares S.A. e respetivas subsidiárias, incluindo a Lacticínios do Paiva, que opera na produção e comercialização de produtos lácteos e queijos, através de marcas próprias e de marca branca, fornecendo retalhistas do setor alimentar em Portugal.

O perímetro da transação - cujo valor não foi divulgado - cobre também as atividades de distribuição do grupo Sequeira & Sequeira em Portugal (de produtos alimentares e bebidas de marcas como a Nestlé, Compal, Pescanova, Sicasal ou Novre para o canal HoReCa, ou seja, para hotéis, restaurantes e cafés, no norte do país, assim como em Cabo Verde e Moçambique.

Segundo um comunicado conjunto, enviado em março, aquando do anúncio do negócio, foi ainda explicado que a operação contempla ainda a integração dos 270 colaboradores que se juntarão aos atuais 450 que trabalham para a Lactalis em Portugal que, agora, com a aquisição, passará também a contar com duas fábricas.

A Sequeira & Sequeira nasceu pelas mãos dos irmãos José e António, que, dando continuidade ao negócio do pai, fundaram o distribuidor de produtos alimentares em 1986 em Vouzela. Em 1992 a Sequeira & Sequeira adquiriu a Lacticínios do Paiva, cuja história remonta a 1933 e que produz, na fábrica de Lamego, vários tipos de queijos - desde flamengos e curados até ao queijo fresco - sendo a marca mais conhecida a Paiva.

Desde a sua aquisição, a Lacticínios do Paiva evoluiu de uma empresa regional para um dos principais produtores independentes de queijo em Portugal e, em 2008, o grupo iniciou a sua atividade de distribuição em Cabo Verde e Moçambique, tendo um volume de negócios na ordem dos 60 milhões de euros.

Ler artigo completo