Dragão de gala no arranque da fase final

5 meses atrás 71

A fase final do Campeonato Placard Andebol 1 arrancou, este sábado, com a receção do FC Porto ao SL Benfica. Igualados pontualmente no final da fase regular, dragões e águias partiram nessa condição para o início da fase de apuramento de campeão, mas a equipa de Carlos Resende venceu, esta noite, por 36-32 e conquistou vantagem sobre o rival da Luz.

No Dragão Arena, a melhor entrada pertenceu às águias, que assumiram o controlo do encontro numa primeira fase e aproveitaram para cavar um fosso de quatro golos. Porém, a pouco e pouco foi acordando a equipa azul e branca, que castigou uma série de erros do ataque benfiquista para não só colar no marcador, como passar a liderar.

Apesar da boa resposta, a eficácia portista na linha de sete metros foi preocupante ao longo da primeira metade. Esse fator, aliado a uma boa prestação individual de Gustavo Capdeville, foram mantendo o SL Benfica perto do adversário, mesmo quando o ataque encarnado - orquestrado quase sempre com mestria por Bélone Moreira - claudicava. Neste jogo de avanços e recuos, o FC Porto nunca conseguiu descolar para uma vantagem maior do que dois golos e o equilíbrio levou as equipas igualadas para o descanso (17-17).

Na segunda metade, a toada manteve-se semelhante nos primeiros minutos, com várias situações de igualdade e trocas de liderança no placard. O SL Benfica chegou a liderar novamente por dois golos (20-22), mas essa seria a última vez que a equipa de Jota González estaria numa posição de vantagem.

Com quatro golos sem resposta, o FC Porto recuperou a liderança e desta vez para não largar mais. Os azuis e brancos mantiveram quase sempre uma distância segura para os encarnados, que inicialmente conseguiram manter a desvantagem mínima por alguns minutos, antes de acabarem por ver o rival fugir em definitivo com o resultado.

No ponto de vista individual, o espanhol Mamadou Diocou assumiu papel de protagonista na turma portista, ao anotar sete golos. Do lado contrário, Gustavo Oliveira contabilizou oito remates certeiros e foi o melhor marcador da partida. No final do primeiro encontro da fase final, o FC Porto passa a somar 32 pontos, mais dois do que o emblema da Luz e menos um do que o líder Sporting, que se estreia, este domingo, na visita ao ABC.

Ler artigo completo