Durante apagões, artista ucraniano continua a pintar em casa. As imagens

3 meses atrás 92

Os arranha-céus ficam sem eletricidade até 12 horas por dia, os bairros ficam repletos do barulho dos geradores de gás instalados em cafés e restaurantes e, à noite, as ruas ficam mergulhadas na escuridão por falta de iluminação. 

Esta é a nova realidade na Ucrânia, onde a aproximação do verão não ofereceu nenhuma trégua à rede eléctrica do país, e, em vez disso, trouxe um regresso ao tipo de crise energética vivida durante o seu primeiro inverno de guerra, há um ano e meio.

No entanto, a vida continua para os ucranianos que usam as suas habilidades para se manter vivos e sãos. Yevhen Klymenko, um pintor e artista gráfico ucraniano de 29 anos, continua a trabalhar no seu apartamento durante os apagões em Kyiv, noticia a Reuters.

Mestre da pintura expressiva, Klymenko usa a luz de uma lâmpada LED e pinta imagens de tanques, de soldados ucranianos, de edifícios residenciais danificados, que mostram o dia-a-dia num país assolado pela guerra.

De recordar que, nos últimos meses, os ataques russos com mísseis e drones às centrais eléctricas e subestações da Ucrânia deixaram a infraestrutura energética do país gravemente debilitada. Para piorar a situação, têm estado a fazer-se reparações em duas centrais nucleares e espera-se que as temperaturas do verão levem as pessoas a ligar os seus aparelhos de ar condicionado.

Como resultado, as autoridades ucranianas ordenaram apagões contínuos em todo o país para esta semana, uma medida mais agressiva do que os cortes de energia regionais e irregulares que algumas partes do país tinham registado no início desta Primavera.

Veja as imagens das pinturas do artista na galeria acima.

Leia Também: Papa Francisco, Modi e Zelensky esperados na cimeira do G7 em Itália

Ler artigo completo