Nas últimas semanas lemos vários rumores a dar conta de que o Android 16 seria lançado mais cedo que o habitual. Hoje isso deixa de ser rumor já que a Google acaba de confirmar o calendário de lançamento da próxima versão do seu sistema operativo.
Através do seu blog oficial, a Google avança que o Android 16 será disponibilizado no segundo trimestre de 2025. O objetivo desta antecipação de calendário é estar mais alinhado com os lançamentos de novos smartphones.
A Google espera ainda que o novo calendário permita às fabricantes atualizar os seus equipamentos para o Android 16 mais cedo. Isto significa que a maioria dos equipamentos poderão receber este software ainda em 2025.
Imagem ilustrativa criada pela IA Microsoft DesignerAndroid 16 contará com dois lançamentos em 2025
Na mesma publicação, a Google anuncia que no próximo ano teremos dois lançamentos relacionados com o Android 16. O primeiro acontecerá no segundo trimestre do ano e será o mais importante.
Por outras palavras, será nesta ocasião que a Google disponibilizará a versão estável do Android 16. Esta será a única atualização que trará mudanças importantes que poderão afetar o funcionamento das aplicações.
O segundo lançamento acontecerá no último trimestre de 2025 e será algo mais tímido. Esta atualização limitar-se-á a disponibilizar algumas atualizações para funcionalidades, otimizações e correção de bugs.
Quer isto dizer que será uma atualização desenhada para corrigir problemas que o Android 16 possa apresentar desde o seu lançamento. No fundo, funcionará um pouco como as pequenas correções que a Google vai disponibilizando ao longo do ano como as correções de segurança.
Com esta nova estratégia, fica por perceber se as correções de segurança serão afetadas. Ou seja, irá a Google manter a estratégia que usa atualmente ou pondera condensar essas correções numa grande atualização no final do ano?
Essa é uma questão que só conseguiremos responder mais tarde consoante a estratégia adotada pela Google. Por enquanto, fica a promessa de uma mudança profunda na forma como a próxima versão do Android chegará aos utilizadores.
Por enquanto, pouco se sabe sobre as novidades que integrarão o Android 16. Fala-se em menus flutuantes para qualquer aplicação, um novo slider para ajustar o brilho ou um redesenhar total da secção de definições rápidas.