É preciso ter tempo para "trabalhar o sono", alerta associação

6 meses atrás 57

Dia Mundial do Sono

15 mar, 2024 - 07:40 • Hugo Monteiro

Daniela Sá Ferreira refere que a falta de sono "tem um impacto importante no bem estar", associado a patologias cardiovasculares, doenças cognitivas e diabetes, entre outros.

A Associação Portuguesa de Sono alerta que é preciso ter tempo para "trabalhar o sono" para uma vida mais saudável, evitando alguns problemas de saúde associados com o dormir mal.

E, precisamente, os números mais recentes da Sociedade Mundial do Sono, em 2021, indicavam que cerca de metade dos adultos portugueses dormem pouco e menos de seis horas por dia.

Ao todo, é um problema que afeta 45% da população global, o que faz com que Daniela Sá Ferreira, presidente da Associação Portuguesa do Sono, diga à Renascença que é preciso "perceber que o sono é importante".

"É importante a rotina do sono. É importante termos a ideia que dormir à mesma hora e acordar à mesma hora será mais fácil para nós adormecer e despertar", esclarece.

A especialista pede uma alimentação cuidada e leve, evitando álcool e café ao final do dia, e moderar o uso dos dispositivos eletrónicos.

"As pessoas vão para a cama e continuam com o telemóvel ligado. Isso vai interferir com o nosso sono", aponta.

Daniela Sá Ferreira refere que a falta de sono "tem um impacto importante no bem estar", associado a patologias cardiovasculares, doenças cognitivas e diabetes, entre outros.

A presidente da Associação Portuguesa do Sono aponta que a prevalência da apneia do sono tem vindo a aumentar, a nível mundial, mas faltam dados mais concretos no panorama português.

No entanto, realça que os especialistas sentem que "há muitos problemas de distúrbios de sono" no país.

Especialista alerta para impactos da apneia do sono e lembra que subdiagnóstico ronda 80%

Destaques V+

Ler artigo completo