E quando nem tudo corre bem na época natalícia? Reclame

9 meses atrás 73

As reclamações da época incidem, maioritariamente, sobre as trocas de presentes, a garantia dos bens móveis (igualmente recebidos como presentes), as viagens de avião, as promoções (ou melhor, as falsas promoções) e ainda a compra de supostos presentes pela net que nunca chegaram ao consumidor.

Todos os anos, após as Festas, a DECO recebe centenas de denúncias de consumidores que enfrentaram conflitos de consumo. As reclamações da época incidem, maioritariamente, sobre as trocas de presentes, a garantia dos bens móveis (igualmente recebidos como presentes), as viagens de avião, as promoções (ou melhor, as falsas promoções) e ainda a compra de supostos presentes pela net que nunca chegaram ao consumidor.

Desde logo é fundamental que o consumidor saiba que deve manifestar a sua denúncia. Ou seja, deve reclamar formalmente, deve solicitar todos os esclarecimentos que considere essenciais, deve pedir informação e apoio jurídico para mediar o seu conflito. Ficar conformado com as desventuras natalícias está exactamente nas antípodas do exercício dos direitos do consumidor.

Pode reclamar diretamente à entidade que vendeu o produto ou prestou o serviço, pode escrever a sua reclamação no livro de reclamações (obrigatório em todos os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços) e pode contar com o Gabinete de Apoio ao Consumidor – GAC – da DECO.

Este gabinete presta informação jurídica presencial sobre as questões de consumo, de forma acessível a todos os consumidores, apoiando-os na apresentação de reclamações perante as empresas, realizando a mediação dos conflitos de consumo com as entidades reclamadas, ou seja, procuramos a resolução extrajudicial dos conflitos e denunciamos práticas ilegais e abusivas junto das entidades de regulação e supervisão.

A DECO tem sede em Lisboa e 7 estruturas regionais, inclusivamente na RAM. Não fique calado perante o conflito de consumo. Através da mediação do conflito, o consumidor encontrará uma solução para o seu problema, evitando inclusivamente levar o caso a tribunal.

Informe-se com a DECO.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico [email protected]. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube!

Ler artigo completo