Economia britânica deve escapar à recessão em 2024

8 meses atrás 60

Os especialistas estimam que o Reino Unido vai escapar a uma recessão no próximo ano e reforçar a tendência positiva na segunda metade de 2024, beneficiando com a descida da inflação.

Os economistas revelam-se otimistas com a evolução da economia britânica para 2024, segundo o relatório morning call do BA&N Research Unit.

Os especialistas estimam que o Reino Unido vai escapar à recessão no próximo ano e reforçar a tendência positiva na segunda metade de 2024, beneficiando com a descida da inflação.

De acordo com uma sondagem da Bloomberg a 52 economistas, “o PIB vai crescer 0,3% no próximo ano, com o Banco de Inglaterra a atingir o objetivo de abrandamento suave a economia”.

“A conformar-se este cenário benigno, poderá ser um trunfo para o primeiro-ministro, Rishi Sunak, que enfrenta eleições no início de 2025”, salientam os economistas.

Além disso, as perspetivas são do think-tank britânico Centre for Economics and Business Research (CEBR) dão nota que a economia britânica vai aproximar-se da alemã e aumentar a sua vantagem em relação a França, devendo apresentar o melhor desempenho nos próximos 15 anos entre as grandes economias europeias. 

De relembrar que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido caiu 0,1% no terceiro trimestre, entre julho e setembro, depois de não ter registado crescimento no trimestre anterior. Isto significa que a economia britânica escapou à recessão ainda em 2023, sendo necessário esperar pelo próximo ano para ver o comportamento do PIB no último trimestre do ano. Caso se verifique uma nova contração no quarto, o Reino Unido entra em recessão ainda em 2023.

Ler artigo completo