Edifício no Funchal da CGD ganha Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024

4 meses atrás 95

A reabilitação do seu edifício da cidade do Funchal mereceu o reconhecimento do júri do galardão que visa reconhecer e divulgar a excelência na renovação das cidades portuguesas.

A Caixa Geral de Depósitos ganhou o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024, na categoria “Comercio & Serviços”, com a reabilitação do emblemático edifício da Caixa Geral de Depósitos no Funchal, com projeto do Arquiteto Rui Carvalho – Intergaup e construção da Etermar numa obra que foi concluída em outubro de 2022.

A reabilitação do seu edifício da cidade do Funchal mereceu o reconhecimento do júri do galardão que visa reconhecer e divulgar a excelência na renovação das cidades portuguesas.

Nesta 12.ª edição, estiveram a concurso 80 projetos de reabilitação urbana, de 23 concelhos, de norte a sul do país, incluindo ilhas, distribuídos por 10 categorias (Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Impacto Social; Residencial; Turismo; Comércio & Serviços; Sustentabilidade; Reabilitação Estrutural; Restauro; e melhor intervenção com área inferior a 1.000 m²).

Os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024 (PNRU), conhecidos numa cerimónia que decorreu a 15 de maio, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, foram distinguidos por um painel de jurados, composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitetos); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata, e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.

O Júri contou com a assessoria técnica e científica do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria “Reabilitação Estrutural”, e da Adene, na avaliação dos melhores projetos na categoria “Sustentabilidade”.

“Organizado pela Vida Imobiliária, o PNRU, visa reconhecer, premiar e divulgar a excelência na renovação das cidades portuguesas, afirmando-se atualmente como a mais prestigiada distinção na área da reabilitação e requalificação do edificado em Portugal, contando com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura, à qual a SECIL se associou desde a primeira edição”, lê-se na nota.

Ler artigo completo