EDP inaugura primeiro projeto renovável no Chile

3 meses atrás 62

A empresa inaugurou uma central eólica no norte do país que vai gerar eletricidade para 95 mil lares por ano.

A EDP inaugurou o seu primeiro projeto renovável no Chile, anunciou hoje a elétrica.

A central eólica Punta de Talca, fica localizado no concelho de Ovalle, no norte do país.

A central conta com 14 turbinas eólicas, com uma potência de 83 MWp, gerando eletricidade para 95 mil lares por ano, evitando a emissão de 140 mil toneladas de CO2 por ano.

A companhia entrou neste mercado em 2021 e gere um portefólio de um gigawatt, com projetos eólicos, solares e de armazenamento.

“Esta inauguração representa um passo fundamental na nossa estratégia de crescimento na América do Sul. O Chile é um mercado-chave devido ao compromisso do país com a energia limpa e o seu potencial de crescimento em energias renováveis. Punta de Talca não representa apenas o início de um relacionamento sólido com o Chile, mas também reforça a nossa posição no mercado global e o nosso compromisso de longo prazo com a sustentabilidade e com o desenvolvimento económico das comunidades em que estamos presentes”, disse em comunicado João Marques da Cruz, responsável pela EDP América do Sul.

A empresa venceu um leilão em 2023 para desenvolver mais de 300 MW de energias renováveis no distrito de Taltal, no norte do país.

Também no ano passado, a companhia chegou a acordo para desenvolver três projetos eólicos nas regiões de Ñuble e Los Ríos, num total de 450 MW, com capacidade para abastecer 650 mil habitações anualmente, devendo entrar em operação entre 2027 e 2030.

Ler artigo completo