EDP vai instalar 42 pontos de carregamento em sete lojas da Decathlon em Portugal

4 meses atrás 60

Os 42 pontos de carregamento estarão ligados à rede pública Mobi.E e podem ser utilizados por qualquer condutor de carros elétricos, independentemente do seu Comercializador de Energia de Mobilidade Elétrica (CEME).

A EDP Comercial foi escolhida pela Decathlon para ser a fornecedora de soluções de mobilidade elétrica nas suas lojas em Portugal.

A empresas de energia, em comunicado, diz que nos próximos meses, vai instalar 42 pontos de carregamento em sete lojas da Decathlon em Portugal Continental, passando a disponibilizar soluções de carregamento rápido e normal para os clientes que visitem as lojas de Aveiro, Coimbra, Sintra, Cascais, Montijo, Évora e Faro.

Os pontos de carregamento vão variar entre os 11 kW (kilowatts) e os 60 kW de potência.

Os 42 pontos de carregamento estarão ligados à rede pública Mobi.E e podem ser utilizados por qualquer condutor de carros elétricos, independentemente do seu Comercializador de Energia de Mobilidade Elétrica (CEME).

A elétrica lembra que estes pontos somam-se aos mais de 2.400 que a EDP Comercial já tem em operação ou em desenvolvimento em Portugal, em mais de 195 concelhos de todos os distritos do país.

“Desta forma, a EDP Comercial e a Decathlon pretendem promover a mobilidade sustentável para os visitantes das lojas da marca desportiva, assim como aumentar o número de soluções disponíveis na rede pública para que qualquer condutor possa carregar o seu carro pelo país de forma cómoda e previsível”, refere a empresa.

Este projeto reforça a parceria entre as duas empresas que, no início deste ano, tinham anunciado que vão desenvolver em conjunto até 80 projetos de energia solar nas lojas da Decathlon em seis países europeus, incluindo Portugal, com a EDP a fornecer até 21 MWp (megawatts pico) de capacidade solar para contribuir para os ambiciosos objetivos de sustentabilidade da Decathlon.

Segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), o primeiro trimestre deste ano foi o que teve o maior número de vendas de carros 100% elétricos em Portugal desde que são feitos registos.

“A adoção da mobilidade elétrica continua assim a bater recordes, tal como o número de carregamentos na rede pública da EDP. Só no primeiro trimestre, foram realizadas 193 mil sessões de carregamento, mais 20% do que no mesmo período do ano anterior”, refere o comunicado da EDP.

“No total, foram realizadas mais de 318 mil horas de carregamento de eletricidade para permitir que se realizassem quase 27 milhões de quilómetros sem emissões de carbono”, acrescenta a empresa que sublinha que “com estes carregamentos, foram evitadas duas toneladas de CO2”.

“Desde que a EDP começou a investir no desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal, já foram realizadas mais de um milhão e 400 mil sessões de carregamento nos pontos da empresa ligados à rede pública. Estes carregamentos permitiram percorrer mais de 150 milhões de quilómetros apenas com o uso de eletricidade e evitaram mais de 15 mil toneladas de CO2 que seriam emitidas por carros a combustão”, conclui a empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade.

Ler artigo completo