EDPR finaliza recompra de participação de 49% em portefólio eólico de 1GW na Europa

2 horas atrás 24

O portefólio adquirido tem uma capacidade instalada bruta de 970 MW e uma idade média de 11 anos, distribuído da seguinte forma: 422 MW em Portugal, 418 MW na Polónia e, por fim, 130 MW em Itália.

A EDP Renováveis, S.A. (EDPR) anunciou a conclusão da recompra de uma participação de 49% relativa a um portefólio eólico que opera em Portugal, Polónia e Itália, adquirindo essa participação de duas entidades relacionadas com a China Three Gorges (CTG) – ACE Investment Fund I LP e ACE Investment Fund II LP. O valor total da transação foi de 0,58 mil milhões de euros.

O portefólio adquirido tem uma capacidade instalada bruta de 970 MW (475 MW líquidos) e uma idade média de 11 anos, distribuído da seguinte forma: 422 MW em Portugal, “com Feed in Tariff em vigor, em média, até 2030”; 418 MW na Polónia, “com Green Certificates em vigor, em média, até 2027”; e, por fim, 130 MW em Itália, “com Feed in Premium ou CfD em vigor, em média, até 2033”.

O valor total da transação implica um Enterprise Value (EV) de 1,2 mil milhões, “com múltiplo implícito de EV/MW de € 1,2 milhões”, refere o comunicado.

Com esta aquisição, a EDPR passa a deter 100% do portefólio de 1 GW de ativos eólicos, reforçando a importância da Europa nos seus planos futuros.

A operação terá um impacto positivo nos fluxos de caixa orgânicos e no resultado líquido da EDPR. A totalidade da propriedade desses ativos permitirá uma gestão mais simplificada da energia e potencial desenvolvimento de projetos de hibridização e repotenciação, de acordo com o documento.

Ler artigo completo