EDPR já tem primeiro projeto híbrido eólico-solar de Espanha a funcionar

9 meses atrás 58

Ao juntar painéis solares ao parque eólico ambos os projetos irão produzir mais de 58 GWh (gigawatts por hora) de eletricidade por ano, energia que seria suficiente para abastecer “o equivalente a mais de 17.000 casas por ano”, diz a EDP Renováveis.

A EDP Renováveis acaba de conectar à rede espanhola o primeiro projeto do país a combinar a produção de energia eólica e solar no mesmo parque, avança a empresa em comunicado.

“Colocar em operação o primeiro projeto híbrido de Espanha reforça o nosso compromisso em desenvolver projetos pioneiros de energia limpa de maneira eficiente e sustentável num mercado-chave para a EDPR. Depois de implementar projetos semelhantes em Portugal e na Polónia, estamos satisfeitos por poder trazer soluções diferenciadoras para a transição energética espanhola”, destaca Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP.

Localizado em Santa María del Cubillo, na província de Ávila, na zona central do país, o parque eólico “Cruz de Hierro” possui 22 turbinas eólicas, uma capacidade instalada de 14,5 MW e está em operação desde 2000, detalha a EDP Renováveis.

“Agora, com mais de 25.000 painéis solares fotovoltaicos bifaciais instalados no mesmo local, o complexo aumentará significativamente a produção de energia renovável naquele local, com uma capacidade instalada combinada de 28,75 MW (megawatts). Juntos, os projetos irão produzir mais de 58 GWh (gigawatts por hora) de eletricidade por ano, energia que seria suficiente para abastecer o equivalente a mais de 17.000 casas por ano”, lê-se no comunicado.

Em junho, a EDPR tinha sido a primeira empresa em Espanha a receber autorização do IDAE (Instituto para a Diversificação e Economia de Energia) para ligar à rede um parque híbrido que combina estas duas tecnologias.

Ao adicionar a energia solar a um projeto eólico em operação, a EDPR está a acelerar a transição energética daquela região, passando a evitar mais de 24.000 toneladas de CO2 por ano, o equivalente à captura de mais de 40.000 árvores adultas, explica a empresa.

“Conectar à rede o primeiro parque híbrido de Espanha é mais um avanço no setor elétrico do país, pois maximiza a produção de energia renovável no mesmo ponto e permite alcançar mais rapidamente as metas de transição energética”, sublinha a EDPR que diz ainda que “a hibridização de projetos em operação promove a complementaridade de fontes de energia, e quando uma fonte está inativa devido a uma possível falta de recursos naturais, a outra pode garantir energia e contribuir para a estabilidade da eletricidade fornecida à rede, uma das principais preocupações do setor.

A EDPR já tinha sido pioneira em Portugal e na Polónia, onde colocou em operação os primeiros projetos híbridos de ambos os países.

Ler artigo completo