Efacec obtém certificação a nível mundial para produto de automação de subestações

2 horas atrás 24

Os produtos agora certificados fazem parte de diversos projetos de referência no domínio da automação ferroviária e das subestações de transmissão e distribuição, entregues a utilities de diversas geografias, nomeadamente Portugal, França, Argélia, Bahrain e Chile.

A Efacec obteve uma inédita certificação a nível mundial para produto de automação de subestações.

A empresa destaca que esta certificação constitui um marco significativo para o setor energético mundial, “sendo o Servidor de Subestação UC 500 da Efacec a primeira solução de automação do mundo a receber a certificação de cliente UCAIug IEC 61850 Edição 2.1, por parte do laboratório de testes independente DNV”.

“Este é um de três produtos avançados de proteção e automação de subestações a receber esta certificação, juntamente com a família de IEDs de Proteção e Controlo TPU 500 e a Unidade de Controlo de Painel BCU 500, que já recentemente tinham obtido a certificação de servidor IEC 61850 Edição 2.1”, explica a Efacec.

Os produtos agora certificados fazem parte de diversos projetos de referência no domínio da automação ferroviária e das subestações de transmissão e distribuição, entregues a utilities de diversas geografias, nomeadamente Portugal, França, Argélia, Bahrain e Chile.

“Com o primeiro produto do mundo a receber a distinção IEC 61850 Ed 2.1, a Efacec vai não só ao encontro das exigências do mercado atual, como também estabelece o padrão para o futuro da automação de subestações”, explica a empresa detida pelo Fundo Mutares.

“Esta certificação vem garantir que os produtos satisfazem os rigorosos requisitos de interoperabilidade e fiabilidade exigidos nas redes de energia atuais, impulsionando a eficiência operacional e melhorando a estabilidade da rede num cenário energético cada vez mais complexo”, acrescenta.

“Adicionalmente, esta conquista representa ainda uma vantagem comercial significativa para a Efacec e reforça a sua posição de mercado, ao abrir novas oportunidades para o seu portfólio de automação de subestações”, explica a empresa.

O processo de certificação, realizado em estreita colaboração com a DNV, “destacou-se pelos desafios técnicos associados e vem validar a implementação do IEC 61850, o protocolo internacional para comunicação em subestações elétricas”.

“Esta certificação vem consolidar a posição da Efacec como um dos principais fornecedores de utilities e operadores de rede que procuram soluções avançadas de automação preparadas para o futuro. São o sublinhar do nosso compromisso com a transformação digital das subestações, bem como das elevadas capacidades técnicas que temos in-house, reconhecidas a nível internacional no setor energético.“,  refere Hugo Martins, Gestor de Produto da UC 500 da Efacec.

“Este é mais um passo importante da jornada da Efacec na construção das subestações digitais do futuro ao impulsionar avanços que irão ajudar a moldar a próxima geração de infraestruturas de energia”, conclui a empresa.

Ler artigo completo