EICMA 2024 – As novidades Fantic

7 horas atrás 30

fantic

As grandes novidades para o próximo ano estão a ser apresentadas no Salão de Milão EICMA 2024. E uma das marcas que procura destacar-se no certame italiano é a Fantic, marca italiana que apresenta inúmeras novidades a diversos níveis e para todos os gostos.

A grande estrela entre as novidades presente na EICMA é a estreia do novo motor Minarelli, uma unidade monocilíndrica com uma cilindrada de 460 cc. Este motor italiano vai ser instalado nas novas Cabellero 500, e ao longo de 2025 será também usado nas Stealth e Imola 500.

Esta nova unidade motriz proveniente da Motori Minarelli conta com dupla árvore de cames, e foi totalmente projetado em Itália, um motivo extra de orgulho para a Fantic. Destaca-se por ser compacto de dimensões e muito leve, com a marca a anunciar que pesa menos de 40 kg. Com um comportamento típico deste tipo de motores, foi especificamente trabalhado para poder oferecer uma performance desportiva nos regimes mais elevados.

O pistão é forjado e deriva dos usados no mundo da competição, o que permite atingir, com fiabilidade, regimes de rotação mais elevados. A cabeça do cilindro é mais compacta, o que permite otimizar a distribuição de peso e também criar um novo desenho do depósito de combustível.

Acoplado a este motor encontramos uma embraiagem deslizante e assistida, enquanto a potência fica sob controlo de um acelerador eletrónico com calibração específica para cada modelo da Fantic, com mapas de injeção dedicados.

fantic

Fantic Caballero 500

A Caballero é uma das motos icónicas da marca. Com um estilo muito particular, este modelo foi a escolha de inúmeras gerações de motociclistas, sendo que agora apresenta-se ao serviço na EICMA 2024 ostentando um design evoluído, com um “upgrade” de especificações e prestações.

Disponível nas versões de 500 e 125 cc, a Caballero destaca-se por algumas características que lhe conferem o estatuto tão especial dentro da gama Fantic: estilo, leveza, facilidade de condução, e polivalência que lhe permite enfrentar alguns percursos fora de estrada. Neste ponto particular podemos destacar a chegada da roda dianteira de 21 polegadas aplicada à variante Rally.

A Caballero 500 ganha mais potência. De acordo com a Fantic, o motor atinge agora os 45 cv (mais 15% em comparação com a geração anterior), para um peso de 150 kg, enquanto a admissão e sistema de escape foram adaptados para ajudar à homologação Euro5+. Parametrizado para entregar a sua performance nos baixos e médios regimes, este motor conta com um perfil específico da árvore de cames.

O sistema de refrigeração por líquido foi melhorado para garantir que o motor da Caballero 500 se mantém na temperatura de funcionamento considerada ideal, e para isso a Fantic recorre à instalação de um novo radiador de óleo que ajuda a baixar a temperatura em 10%.

fantic

A suportar o novo motor encontramos um também novo quadro, fabricado em aço, tipo monotrave. A estrutura foi redefinida para garantir um comportamento mais estável e sempre ágil, mesmo nos percursos fora de estrada.

A ciclística conta ainda com novas afinações do ponto de vista das suspensões, enquanto o condutor vai sentir maior liberdade de movimentos devido à menor largura em comparação com a geração anterior, à qual temos de juntar ainda as laterais redesenhadas do depósito de combustível.

Por último, convém também realçar que o assento foi totalmente redesenhado, contando agora com um acolchoamento otimizado para garantir o conforto.

A Fantic não esquece os motociclistas que querem desfrutar da sua Caballero 500 fora de estrada. E nesse sentido a maior revolução é aplicada à variante Rally, com a estreia da roda dianteira de 21 polegadas coberta pelos pneus Pirelli Scorpion Rally STR.

A forquilha dianteira é ajustável em compressão, extensão e pré-carga. E a altura livre solo é de 280 mm. E não faltam também as necessárias proteções para uma utilização off road, como a proteção de cárter ou ainda a grelha que cobre a generosa ótica dianteira.

A mais pequena Caballero 125 tem agora homologação Euro5+, e recebe as atualizações de ciclística, estética e funcionalidade adaptadas da versão 500 cc. Esta 125 cc estará disponível nas variantes Scrambler, Deluxe e ainda a Rally.

fantic

Fantic Caballero 700

A maior variante da gama estará disponível nas versões Travel e Deluxe.

A Travel estará disponível na nova cor Tundra Green, com malas laterais concebidas em parceria com a Givi.

A placa numérica em vermelho oferece um contraste com a decoração principal, numa moto totalmente concebida para viajar e que por isso inclui de série elementos específicos como para-brisas para melhorar a proteção aerodinâmica, ou ainda o suporte traseiro para bagagem, sem esquecer o pequeno compartimento embutido no depósito de combustível para pequenos objetos.

A Deluxe apresenta uma decoração exclusiva denominada Grigio Campovolo, que contrasta com as proteções de mão em preto. Esta decoração distingue-se ainda mais pela utilização de três riscas que decoram o depósito de combustível e se estendem depois pelas laterais da moto para criar uma Caballero 700 com uma imagem distinta.

fantic

Fantic Motard e Enduro 125

Estes modelos de menor cilindrada têm feito sonhar e ajudaram a formar milhares de jovens motociclistas. A pensar no sucesso destes modelos em 2025, a Fantic introduz novidades que apontam à segurança, tecnologia e prestações.

Toda a gama passa a estar disponível com ABS aplicado ao travão dianteiro e traseiro. Sendo uma gama que também pode ser usada para diversão fora de estrada, a Fantic permite que o condutor da Motard e da Enduro 125 possa desligar o ABS.

O novo design moderniza os modelos 125 cc. O frontal é inspirado nos modelos de competição, com destaque para a nova máscara de farol e guarda-lamas redesenhados. A ótica recorre a tecnologia LED, sendo 50% mais leve do que anteriormente.

O motor Minarelli 125 foi adaptado às normas Euro5+, melhorando a entrega de potência e binário, de acordo com a Fantic. Muitos componentes foram completamente redesenhados e não adaptados. Neste nível destacamos a caixa de ar e sistema de escape ao estilo das motos de MXGP, que permitem à marca anunciar uma potência máxima de 15 cv.

Na ciclística o destaque vai inteiramente para as novas afinações das suspensões, enquanto a variante Competition ganha um braço oscilante em alumínio, com sistema de bielas mais progressivo do que anteriormente. Na versão Motard Performance o destaque vai para o uso de jantes em alumínio ultraleves.

fantic

Fantic Imola e Stealth

Estas novidades encarnam de forma mais direta os projetos desportivos da Fantic, adaptando-os de forma diferente à estrada ou à pista. Com ADN de competição, as Imola e Stealth procuram garantir diversão, eficácia e segurança, apostando na combinação entre agilidade e estabilidade como um equilíbrio necessário para um comportamento dinâmico que procurará ser do melhor no seu segmento.

Quanto a isto, podemos dizer que a Imola é a moto desportiva equipada com carenagens integrais, projetada como forma de destacar também a ligação da cidade de Imola ao mundo da competição, e por isso a Fantic irá criar uma série de iniciativas para realçar este facto. Já a Stealth é a aposta da Fantic para os motociclistas que procuram uma opção ‘despida’ de carenagens.

Estes modelos contam com o motor 500 cc, capaz de atingir as 10.000 rpm como forma de mostrar que este tipo de motores pode oferecer prestações muito interessantes. Sendo um motor particularmente compacto de acordo com a Fantic, a escolha desta unidade motriz permitiu desenvolver uma ciclística específica, adaptada a um conjunto leve, que procura ao máximo a agilidade e velocidade em curva.

O quadro adota uma estrutura de conceção híbrida, que mistura tubos de aço que formam uma estrutura principal tipo treliça e que é depois reforçada com placas laterais fabricadas em alumínio, que conferem a rigidez que a Fantic acredita ser a mais adaptada a este tipo de motos.

fantic

O braço oscilante adota uma configuração que habitualmente vemos ser aplicada nas motos de competição, um exemplo do trabalho cuidado que os engenheiros da Fantic tiveram na conceção da Imola e da Stealth. Como resultado desta procura pela eficácia dinâmica, a marca garante que ambas as opções se revelam perfeitas para uso em pista, ou até para estradas de curvas mais retorcidas.

Claro que para uma moto moderna desta cilindrada e ambições, era necessário instalar um pacote eletrónico completo. E a Fantic optou por recorrer a uma plataforma de medição de inércia que ajuda a controlar as ajudas eletrónicas à condução, como o controlo de tração ajustável ou o ABS com função em curva. O painel TFT a cores de 5 polegadas oferece conectividade Bluetooth com o smartphone.

A aerodinâmica é também uma preocupação presente nestas novidades, e o destaque vai para as asas aplicadas à Imola.

Mas antes das versões ‘quinhentos’ estarem nos concessionários, será a vez de gama estradista da Fantic destacar-se no mercado graças à Stealth 125, sendo que pouco depois ficará disponível a Imola 125.

O motor destas ‘oitavo de litro’ é de proveniência Minarelli, recorrendo a injeção eletrónica e abertura variável das válvulas para uma performance ideal a todos os momentos de condução. Fundamental para a diversão de condução será o trabalho realizado ao nível da distribuição de peso.

Nomeadamente o posicionamento do depósito de combustível em posição mais baixa, para baixar o centro de gravidade, sendo que este elemento de dimensões compactas deixou espaço livre para a Fantic criar uma caixa de ar em posição mais próxima da frente da moto, otimizando a admissão.

Tal como as variantes de maior cilindrada, também as Stealth e Imola 125 contam com quadro que combina estrutura em aço tubular e placas laterais de reforço, para além do braço oscilante com reforço inferior, algo que é muito pouco usual ou até inédito numa moto desta cilindrada para uso em estrada.

Galeria de fotos novidades Fantic

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!

Ler artigo completo